Missionários americanos visitam periferia de Fortaleza: "Nossa vida foi transformada"

Composto por 41 americanos, entre crianças e adultos, o grupo realizou visitas nos turnos da manhã e tarde, com celebrações de culto pela noite.

fonte: Guiame, Karlos Aires

Atualizado: Segunda-feira, 27 Junho de 2016 as 2:33

O grupo de voluntários levou momentos de recreação e intercâmbio de experiências para crianças e adultos. (Foto: Alexandre Lutz).
O grupo de voluntários levou momentos de recreação e intercâmbio de experiências para crianças e adultos. (Foto: Alexandre Lutz).

Um grupo de missionários norte-americanos da Trinity Church em Dallas (Texas) está em Fortaleza (CE) desde a última quarta-feira (22). O objetivo da vinda foi visitar projetos sociais em áreas consideradas de risco da capital cearense, além de criar parcerias entre a comunidade americana e a brasileira. O grupo de voluntários levou momentos de recreação e intercâmbio de experiências para crianças e adultos.

Um dos locais visitados foi o “Projeto Pequenos Meus”, o Propem, no bairro Bom Jardim na última sexta-feira (24). Raquel Furtado e Berg Lopes, pastores da igreja Mevam e responsáveis pelo Propem, relatam que o projeto existe há dois anos. Eles cuidam de 25 crianças, com aulas de artes, educação religiosa e atividades diversas, além do almoço, antes de irem à escola. Para Berg, a vinda dos voluntários ao projeto representa a união de duas nações por um mesmo propósito, o de cuidar dos que necessitam.

Composto por 41 americanos, entre crianças e adultos, o grupo realizou visitas nos turnos da manhã e tarde, com celebrações de culto pela noite. Elizabeth Click é uma das voluntárias. Ela tem apenas 15 anos e afirma acreditar que sua maior contribuição para as crianças do projeto seja a atenção e amor.

O grupo realizou visitas nos turnos da manhã e tarde, com celebrações de culto pela noite. (Foto: Alexandre Lutz)

Pastor Americano

O pastor líder do grupo de missionários, Jeremy Donovan, contou em entrevista exclusiva para o Portal Guiame como se deu a ideia de vir para Fortaleza. “Eu tenho muitos estudantes que são do Brasil. Eu estava conversando sobre irmos visitar o país porque adoraria conhecer a nação desses estudantes. Então, a gente planejou nossa ida para o Brasil e um dos nossos estudantes que se chama Thiago é de Fortaleza”, disse. “E foi ai que resolvemos para onde ir. E estamos muito felizes por termos vindo. Fortaleza é minha cidade preferida no Brasil”, ressaltou.

Ele ainda comentou que os missionários também foram presenteados. “Eu acredito que a vida de cada voluntário foi transformada. A minha vida foi dramaticamente transformada. Eu creio que  com muitas histórias para contar sobre Fortaleza, essa cidade que amamos tanto”, pontuou.

"Estamos muito felizes por termos vindo. Fortaleza é minha cidade preferida no Brasil", disse o pastor Jeremy Donovan. (Foto: Alexandre Lutz)

Pastor Brasileiro

Jordany Bezerra, pastor sênior da Igreja Mevam em Fortaleza também falou com o Portal Guiame em entrevista e contou que ficou muito grato com a vinda do time de missionários. “Pra gente foi muito gratificante termos recebido o time de missionários aqui na nossa cidade, perceber o coração de servo deles, a cultura deles de servir e de se doar, de se entregar. A mentalidade deles de se preocupar e de se envolver com a pobreza do outro. De buscar soluções para resolver a problemática de muitas nações que passam dificuldades”, comentou.

“Acredito que a grande importância que isso trás para a nossa cidade é que não é a pobreza, a violência ou o abuso infantil e a corrupção, mas é a qualidade do povo brasileiro de que as coisas podem mudar e estão mudando. Há uma nova geração que nasceu e está sendo educada de uma forma diferente”, respondeu.

“Eu gostaria de mencionar o quanto eles nos ensinaram em relação a preocupação em relação a pobreza, a miséria, a falta de oportunidade do próximo. Eles vieram dos Estados Unidos, viajaram por 24 horas para conhecer Fortaleza e para conhecer projetos sociais que trabalham tentando minimizar isso. Participaram e interagiram, oferecendo soluções e isso nos encoraja e nos confronta muito. Porque nós temos a cultura e a mentalidade de fechar as janelas dos nossos carros, colocar grades nos nossos apartamentos e viver uma vida individualista dentro das nossas conchas, sem nos preocupar com o outro que está no sinal, sem ter onde morar ou o que comer”, finalizou o pastor.

Confira a lista de locais visitados pelos missionários:

Projeto Voley da Mevam Social no jardim das oliveiras
Projeto Reintegrar - São Cristóvão
Projeto Mão Amiga da Jocum - Prainha- Aquiraz
Orfanato Criança Levanta-te - Iparana- Caucaia
Fundação Batista Central - Comunidade Ancuri
Propem - Bom Jardim
Semiliberdade Martir Francsica - Sapiranga

veja também