ONG deixa SP rosa e azul em campanha de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual

ONG Makanudos de Javeh promove intervenções na cidade de São Paulo em prol do combate à exploração sexual de crianças e adolescentes

fonte: guiame.com.br

Atualizado: Sexta-feira, 16 Maio de 2014 as 2:25

Ong Makanudos _ exploração sexual infantil

Dois milhões de crianças e adolescentes são vítimas de abuso e exploração sexual no mundo, isso representa uma criança violentada a cada 15 segundos, segundo dados da ONU.

Além do número alarmante de vítimas, a estimativa é de que apenas 30% desses casos são denunciados, restando a grande maioria, 70% na obscuridade.

Para reverter esses dados, a ONG Makanudos de Javeh trabalha na divulgação da 'Semana de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual' - Lei Nº 15.965/2014, de autoria do vereador Eduardo Tuma. 18 de maio, data de início das atividades, é o Dia Nacional da Luta Contra o Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes.

A ação da ONG é uma parceria com a prefeitura de São Paulo e com o vereador Eduardo Tuma, autor da Lei. “Elaboramos essa proposta para conscientizar famílias de que a culpa do abuso não é da vítima. Esperamos auxiliá-las a enfrentar o medo e a vergonha que, muitas vezes, fazem com que os agressores não sejam denunciados e permaneçam livres. É dever do Estado levar esses temas à população e garantir a proteção à vida, à saúde e à integridade”, afirma o vereador.

A partir do dia 18, alguns cartões postais da cidade: Teatro Municipal, Câmara Municipal de São Paulo, Obelisco, Monumento às Bandeiras, Ponte Estaiada estarão coloridos de azul e rosa, cores escolhidas para marcar a identidade da campanha.

As cores rosa e azul invadem a cidade exatamente no final de semana em que as ruas ficam lotadas na Virada Cultural. Além dos cartões postais coloridos, outras intervenções estão programadas até o dia 24 de maio.

Além das duas cores, o gesto de colocar dois dedos na testa (como na imagem) marca a campanha da Semana de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil.

No Facebook, a ONG Makanudos de Javeh incentiva os internautas a abraçarem a causa publicando, a partir de segunda-feira, 19 de maio, sua foto com o gesto e as cores rosa e azul, e com a hashtag #EstaAcontecendoAgora


com informações da assessoria

 

veja também