Portas Abertas investe programa de alfabetização na Índia

Portas Abertas investe programa de alfabetização na Índia

Atualizado: Segunda-feira, 24 Março de 2014 as 7:56

ÍndiaNo distrito Jhabua, de Madhya Pradesh, a vida das pessoas tem sido impactada pelo aprendizado da leitura, escrita e operações aritméticas básicas.
 
Os habitantes do local, inclusive cristãos, participaram do Programa de Alfabetização de Adultos da Portas Abertas.
 
Desde 2009, o Programa de Alfabetização de Adultos tem ministrado aulas noturnas em 10 aldeias predominantemente cristãs ao longo de todo o distrito Jhabua. O distrito é conhecido por ter a menor taxa de alfabetização do Estado –36,9% – em comparação à média nacional da Índia de 65%.
 
O pastor Rasiya Damore era um dos analfabetos, mas já se alfabetizou e passou a incentivar outras pessoas a fazerem o mesmo.  "Eles são muitas vezes enganados quando tomam empréstimos de empreiteiros locais e recebem um valor menor do que o que está escrito no recibo", explica.
 
Contar dinheiro é uma das ênfases do projeto para que as pessoas aprendam a administrar o salário. Hoje o pastor Demore é um dos voluntários do projeto que tem cerca de 150 estudantes matriculados atualmente.
 
Desde a criação deste programa, a comunidade tem observado muitas mudanças positivas. Aproximadamente 60% dos alunos prestaram o exame de alfabetização do governo, na primavera de 2013, para estarem aptos para os exames do terceiro grau. ntre os alunos havia também adultos que nunca frequentaram a escola: pastores, líderes, homens, mulheres e jovens.
 
De acordo com o coordenador de alfabetização, a melhor parte do voluntariado nesse projeto é ver os alunos aprendendo a ler a Bíblia. "Acima de tudo, é uma satisfação ver nossos alunos lendo a Palavra de Deus que, até agora, só tinham escutado em sua própria língua!".
 
 
com informações da Portas Abertas
 

veja também