Relatório da OMS mostra que uma em cada três mulheres é vítima de abuso físico

Documento oficial também lista os países mais perigosos para as mulheres

fonte: guiame.com.br

Atualizado: Segunda-feira, 22 Dezembro de 2014 as 2:22

mulherSegundo relatório da OMS, uma em cada três mulheres é vítima de abusos físicos em todo o mundo. De 140 milhões de mulheres, 100 sofrem mutilação genital e cerca de 70 milhões se casam contra a vontade antes dos 18 anos.

Os dados do estudo ainda indicam que 7% das mulheres correm o risco de sofrer violência em algum momento das suas vidas.

“Nenhuma varinha de condão vai eliminar a violência contra as mulheres. Mas a prática revela que é possível realizar mudanças nas atitudes e nos comportamentos, que podem ser conseguidos em menos de uma geração”, afirmou Charlotte Watts, professora na Escola de Higiene e Medicina Tropical em Londres e coautora dos documentos.

Mesmo em casos em que há forte legislação, os investigadores apuraram que as mulheres continuam sendo vítimas de discriminação, violência e falta de acesso adequado a serviços jurídicos.

Para os autores, quando as autoridades reconhecerem que a violência contra as mulheres também prejudica o crescimento econômico e investirem em recursos na luta contra esse mal, a violência retrocederá.

Após a divulgação do documento, a Missão Portas Abertas percebeu que os países classificados como 'os mais perigosos para as mulheres no mundo', são países que também fazer parte da lista de Classificação da Perseguição Religiosa. Entre eles: Afeganistão, Paquistão, Índia e Somália.


com informações do R7

 

veja também