Síria, Irã e Iraque se reúnem e anunciam continuidade em união contra o Estado Islâmico

Embora estejam juntas, essa cooperação não faz parte da coalizão liderada pelos EUA

Fonte: guiame.com.brAtualizado: quarta-feira, 10 de dezembro de 2014 às 12:47
exército
exército

exército_Nesta terça-feira, 9 de dezembro, as mídias estatais síria e iraniana noticiaram que os ministros das Relações Exteriores do Irã, Síria e Iraque se reuniram em Teerã e afirmaram que vão continuar trabalhando juntas no combate aos militantes do Estado Islâmico.

O presidente sírio, Bashar al-Assad, já recebe apoio do Irã há três anos na guerra civil da Síria. O Irã também afirma ter enviado conselheiros militares para ajudar o Exército iraquiano.

Mas essa cooperação não faz parte de uma coalizão liderada pelos EUA que realiza ataques aéreos contra os militantes radicais que controlam partes dos territórios da Síria e do Iraque.

Chanceleres da Síria e Iraque participaram de uma conferência sobre violência e aproveitaram a ocasião para uma reunião com o iraniano Mohammad Javad Zarif.

"No fim da reunião... foi confirmado que a comunicação e coordenação continuaria, especialmente na luta contra Da'esh e Nusra e outras organizações terroristas", disse a TV estatal síria, referindo-se diretamente ao Estado Islâmico e ao braço da Al Qaeda na Síria.

"O Irã sempre apoiou os povos sírio e iraquiano desde o início na luta contra esta ameaça. O nosso apoio sempre vai continuar", teria dito Zarif.


com informações da Reuters

 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições