7 meios que satanás usa para tentar destruir a igreja

"Estou plenamente consciente de satanás gosta de destruir, ou de tentar destruir, a igreja. Obviamente, Satanás é um ser limitado e a igreja de Deus está segura".

fonte: Guiame (Texto de Dr. Steve Greene)

Atualizado: Segunda-feira, 28 Dezembro de 2015 as 2:20

Dr. Steve Greene (Foto: divulgação)
Dr. Steve Greene (Foto: divulgação)

Eu não sou um pastor que está constantemente à procura de satanás por trás de tudo que dá errado. Eu concentro minha atenção em Jesus e incentivo os outros a seguir a Jesus, e não se concentrar no diabo. Precisamos manter "os olhos em Jesus, o autor e consumador da nossa fé".

No entanto, estou plenamente consciente de satanás gosta de destruir, ou de tentar destruir, a igreja. Obviamente, Satanás é um ser limitado e a igreja de Deus está segura. As portas do inferno jamais podem superar o que Deus começou. Mas, Satanás certamente gosta de perturbar o trabalho da igreja e o trabalho daqueles que amam a igreja de Deus.

Aqui estão sete maneiras que satanás tenta usar para destruir a igreja:

1. Conflitos na Igreja. Satanás gosta de reuniões que ficam fora de controle ou quando dois membros da igreja discordam dentro ou fora da igreja. Ele adora quando membros da igreja discutem sobre coisas triviais, como as cores do tapete ou coisas grandes, como se deseja adicionar outro culto durante a semana. Estilo de adoração ou autoridade pastoral não importa para o mal. Mostre ao diabo um argumento em potencial e ele estará disposto a agitar o fogo. Nos dias de hoje, ele pode até usar a mídia social para fazer isso.

2. Funcionários ou Voluntários. Satanás gosta de queimar um voluntário da igreja, auxiliar da casa ou até mesmo o pastor. Se ele pode fazê-los sentir que eles não são mais necessários, o seu trabalho não é apreciado, ou eles não têm mais nada a oferecer, ele sente que está ganhando uma parte da batalha. Ele gosta de espalhar as mentiras de desânimo e indignidade.

3. O boato que se espalha. Satanás é o agitador de dissensão. Ele gosta de plantar pequenas sementes de uma história suculenta, sobre alguém na igreja ou comunidade, às vezes até mesmo o pastor. A versão do boato cresce bem mais que a informação real. O diabo gosta deste exagero. Se você está tentado a reproduzir algum boato que você sabe, mas que não deve fazer, o inimigo vai encontrar uma oportunidade de te ajudar nisso.

4. Ocupações. Satanás gosta de distrair os cristãos com uma infinidade de atividades que produzem poucos resultados na construção do reino. Mas fazem as pessoas sentir que eles fizeram alguma coisa. Ele ama os programas, atividades e calendários para manter as pessoas ocupadas na igreja. E assim. Fazer com que eles nunca tenham tempo para compartilhar o evangelho fora da igreja. Além disso, essa é a culpa das pessoas ficarem sobrecarregadas de atividades e nunca descansar. Isso pode vir causar uma neutralização ou uma completa precipitação.

5. Mentiras. Satanás tenta lançar o que é muitas vezes chamado de "meia-verdade". Apenas uma sugestão de falsa doutrina e depois basta para interromper ou dividir um corpo. Claro, todos nós sabemos que a meia-verdade é realmente apenas uma versão limpa de uma mentira descarada, mas satanás é inteligente o bastante para disfarçar uma mentira de uma forma onde os falsos mestres ganham a entrada e causam danos antes de serem descobertos. O inimigo também gosta de condená-lo, convencê-lo de que você nunca vai medir-se, e lembrá-lo todas as coisas que você fez de errado. Ele não tem medo de mentir sobre a graça de Deus, o Seu amor incondicional, ou a obra do Espírito em seu coração.

6. Escândalo. Satanás gosta quando a igreja faz a notícia, especialmente se há uma boa e suculenta, manchete ou fofoca no jornal local. Se ela vai rachar, dividir ou destruir uma igreja, ai fica melhor ainda. Ele está se esforçando para destruir líderes cristãos, ele quer destruir sua reputação.

7. Interrupções no casamento e na família. Satanás gosta de destruir qualquer relacionamento, mas ele também age após o casamento, até mesmo o do pastor. Ele gosta de incentivar as crianças a nunca mais voltar para casa. Ele quer causar lutas das famílias dentro da igreja e contra a igreja. Satanás sabe se ele pode destruir uma casa, ele tem uma melhor chance de destruir uma igreja.

Felizmente, há uma boa notícia:
“Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo”. (1 João 4:4)
Vamos estar cientes e ficar forte, igreja.

veja também