Não há nada pior em um crente, do que ser fofoqueiro. Jesus advertiu seus discípulos dizendo que o mal do homem não entrava pela sua boca, mas que saía dela. Tiago enfatizou a língua dedicando-lhe um capítulo inteiro de sua carta. Então, aqui estão três filtros que você pode usar para exortar aqueles que gostam de fuxicos, a serem libertos de sua maledicência. Afinal, o título de fofoqueiro é dado na bíblia para o diabo.
- Primeiro, o filtro da VERDADE. Pergunte-lhe: "Você tem certeza de que esse fato é, absolutamente, verdadeiro?"
- Vamos para o segundo filtro, que é o da BONDADE. Diga-lhe: "O que você deseja me informar traz algum benefício a alguém? Você gostaria que dissessem o mesmo a seu respeito?"
- Porém, ainda resta o terceiro filtro, que é o da NECESSIDADE. Faça ele pensar: "Você acha, mesmo, que há necessidade de me contar o que pretende? Esta história - que ignoro - merece ser comentada, ou você pretende conquistar um público que o aplauda, ao comentá-la?"
As palavras são usadas para construir ou para destruir. Que as nossas sejam sempre temperantes e prudentes, na edificação do próximo.
Bruno dos Santos é pastor, formado em Teologia Contemporânea pelo ICEC (Instituto Cristão de Ensino Contemporâneo) e pós-graduando pela Universidade Doxa (DOXA University Bible College / Flórida USA). Português, natural de Angola, Bruno dos Santos é diretor da "Cruzada Missionária Continental Brasil", coordenador teológico do "Centro de Capacitação Ministerial" e escritor nas áreas de teologia e liderança.
Outros textos do colunista:
Evangelizar com humor é muito bom
Blog Bruno dos Santos
Portal Cruzada Missionária Continental Brasil
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições