Apesar de exigências de grupos ateístas, universidade dos EUA mantém oração tradicional

Segundo o instituto "Freedom From Religion", a prática é "ofensiva para as pessoas de outras religiões e pessoas não-religiosas".

Fonte: GuiameAtualizado: terça-feira, 23 de setembro de 2014 às 19:32
Apesar de exigências de grupos ateístas, universidade dos EUA mantém oração tradicional
Apesar de exigências de grupos ateístas, universidade dos EUA mantém oração tradicional

Apesar de exigências de grupos ateístas, universidade dos EUA mantém oração tradicionalA Universidade do Tennessee (EUA) vai continuar a sua longa tradição de orar antes de jogos de futebol americano, apesar da pressão do grupo "Freedom From Religion Foundation" (FFRF), que tem exigido que a prática seja interrompida.

Por muitos anos, milhares de torcedores no Estádio da UT, em Neyland, se levantaram e observaram um tempo de oração antes do jogo começar. Mas o FFRF agora alega que a oração pré-jogo é "ofensiva para as pessoas de outras religiões e pessoas não-religiosas".

Em uma carta endereçada à universidade, a co-presidente FFRF Annie Gaylor exigiu que a Universidade não promovesse mais o momento de oração.

"Esta é uma universidade pública, não é um clube cristão. Quando você não é religioso ou são de outra religião e você recebe oração nestes eventos, é realmente muito incômodo", dizia o texto.

Chanceler da UT, Jimmy Cheek diz que universidade tem o direito de promover o momento, de acordo com a Constituição dos Estados Unidos. Ele também observou uma decisão judicial a partir do sexto Corte do Circuito de Apelações, que prevê: "a oração não sectária em eventos universitários públicos não viola a Primeira Emenda".

O deputado estadual republicano Kevin Brooks disse: "Eu sou tão grato que os cidadãos do Tennessee possam se levantar e dizer que este é o estado voluntário e voluntariamente vamos continuar orando".

Com informações do Christian Head Lines

*Tradução por João Neto - www.guiame.com.br

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições