Até então desconhecida, carta de C.S. Lewis é encontrada em livro antigo, na Inglaterra

Na carta, datada de 19 de agosto de 1945, Lewis escreve para uma senhora chamada Ellis sobre "a verdadeira natureza da alegria".

fonte: guiame.com.br

Atualizado: Sexta-feira, 12 Dezembro de 2014 as 8:48

Até então desconhecida, carta de C.S. Lewis é encontrada em livro antigo, na InglaterraUma carta de CS Lewis - até então desconhecida - foi encontrada em um livro de segunda mão, na Inglaterra.

Na carta, datada de 19 de agosto de 1945, Lewis (autor de obras, como "O Regresso do Peregrino" e "Crônicas de Nárnia") escreve para uma senhora chamada Ellis sobre a verdadeira natureza da alegria, um assunto que ele passou a discutir posteriormente em seu livro de memórias "Surpreendido pela Alegria", que ele começou a escrever em 1948 e publicou em 1955.

"A verdadeira alegria parece-me quase como ao contrário de segurança ou prosperidade, pois é ao contrário de agonia", Lewis escreve.

"Ela salta sob as nossas costelas, faz cócegas para baixo das costas, nos faz esquecer das refeições e mantém (agradavelmente) insone as noites. Choca um acordado quando o outro coloca um para dormir. A minha mesa privada é um segundo de alegria que vale 12 horas de prazer. Eu acho que você realmente concorda comigo. (as sensações físicas de alegria e miséria são, no meu caso, idênticas. Assim acontece a mesma coisa dentro de mim na obtenção da boa ou da má notícia)".

A carta foi encontrada em uma cópia do livro "A Problem of Pain" ("Um Problema da Dor"), que o proprietário comprou alguns anos atrás, em uma livraria de segunda mão, mas só recentemente a descobriu.

Dominic Winter, que está colocando a carta a venda, acredita que ela é "inédita". A carta vai a leilão no dia 18 de dezembro, com um preço de orientação entre 1.200 e 1.500 libras.

Chris Albury, da casa de leilões baseada em Gloucestershire (sudoeste da Inglaterra), disse ao jornal The Guardian: "Nós só tivemos um punhado de boas letras CS Lewis antes e todas elas atraíram forte interesse".

Ainda não está claro quem era a senhora Ellis, citada no nestas palavras de Lewis, mas desconfia-se que esta não foi a única carta que ambos trocaram.

"Este é alguém que ele conhecia pessoalmente. É íntimo, com quem compartilha profundos pensamentos filosóficos, que você só iria compartilhar com alguém na mesma sintonia", disse Albury.

Até então desconhecida, carta de C.S. Lewis é encontrada em livro antigo, na Inglaterra

A alegria foi um assunto que Lewis voltou a abordar repetidamente em seus escritos. Em "Surpreendido pela Alegria", ele diz: "A própria natureza da Alegria torna sem sentido à nossa distinção comum entre ter e querer".

Em um pós-escrito ao pé da letra, Lewis escreve: "Você não sabe a decepção quando você esperava alegria a partir de uma peça de música e obtém apenas o prazer. É como encontrar Lia, quando você pensou que tinha se casado Rachel".

A carta será leiloada em uma coleção de livros infantis ilustrados, juntamente com uma carta escrita por JK Rowling.

Com informações do Christian Post

Por João Neto - www.guiame.com.br 

veja também