Ayrton Senna: Lições que permanecem vivas

Não quero correr o risco de "editar" o passado romantizando-o, mas acredito que algumas lições do grande piloto permanecem vivas e podem nos conduzir ao triunfo em várias áreas.

fonte: Guiame

Atualizado: Terça-feira, 6 Maio de 2014 as 10:06

Ayrton Senna: Lições que permanecem vivasAcompanhei com interesse as várias reportagens sobre os 20 anos da morte de Ayrton Senna. Ouvir os primeiros acordes do "Tema da Vitória" já enche o coração de emoção, remetendo-nos a um tempo não muito distante repleto de conquistas.

Não quero correr o risco de "editar" o passado romantizando-o, mas acredito que algumas lições do grande piloto permanecem vivas e podem nos conduzir ao triunfo em várias áreas.

Prioridade
"Se a gente quiser modificar alguma coisa, é pelas crianças que devemos começar, por meio da educação", disse Senna. Segundo levantamento da ONG dinamarquesa Play The Game, cada assento dos estádios da Copa no Brasil custará R$ 13.500, o que pagaria as despesas anuais de quase 6 estudantes no país. Lembrando a composição de Beto Guedes, "a lição já sabemos de cor, só nos resta aprender".

Lâmpada para os meus pés
Antes de cada GP, o piloto tinha como costume ler um trecho das Escrituras. No dia da corrida fatídica, um de seus amigos o encontrou com a Palavra de Deus nas mãos. "Todas as respostas que não encontro em outros lugares estão nas passagens bíblicas", afirmou o piloto em reportagem publicada na Veja em 1990.

Orgulho de ser brasileiro
Vivemos hoje sob ameaças dos implacáveis tribunais da Internet. Qualquer manifestação simpática a determinada causa provoca uma enxurrada de rótulos e qualquer tipo de patriotismo é visto com desconfiança. "O fato de ser brasileiro só me enche de orgulho", costumava dizer Senna. Infelizmente, nosso brado retumbante parece ter-se enfraquecido e virou um lamento nada inspirador.

O dia é hoje
Entre os sonhos não realizados por Senna, um chama a atenção: conhecer a Disney. O desejo não parece nada complicado para quem cruzava os céus num jatinho particular. Quantos sonhos também estão ao nosso alcance e permanecem sufocados por preocupações diárias? Nossa visão limitada é incapaz de enxergar o que pode nos acontecer nas Tamburello da existência. Carpe diem... até o dia glorioso em que receberemos no pódio da eternidade a coroa da vida.

Por CARLOS BEZERRA JR., pastor, médico e discípulo de Jesus disfarçado de deputado. Autor de lei apontada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como referência mundial no combate ao trabalho escravo. Criador do Programa Mãe Paulistana. Único parlamentar evangélico apontado como o melhor político de São Paulo pela ONG Voto Consciente – que fiscaliza a função pública. Casado com Patrícia Bezerra, pai da Giovanna e da Giulianna.

veja também