Candidatos cristãos se unem contra Trump durante debate nos Estados Unidos

Desde o início do debate, os ânimos ficaram exaltados. Esta foi a última discussão antes da "Super-Terça", quando 11 estados terão primárias.

fonte: Guiame, com informações de agências

Atualizado: Sexta-feira, 26 Fevereiro de 2016 as 11:10

Divulgação
Divulgação

Os senadores Ted Cruz, do Texas e Marco Rubio, da Flórida, ambos cristãos e filhos de imigrantes cubanos, se uniram para argumentar contra seu principal rival, Donald Trump durante o debate da última quinta-feira, 25 transmitido pela CNN. A corrida republicana à presidência dos EUA fica cada vez mais apertada com ataques e acusações relacionados a imigrantes.

Desde o início do debate, os ânimos ficaram exaltados. O evento foi realizado no Moores Opera Center da Universidade de Houston (Texas). Esta foi a última discussão antes da "Super-Terça", quando 11 estados terão primárias. Dessa vez, o magnata Trump, que ganhou três dos últimos quatro concursos de nomeação recebeu contra argumentações. Além dos três candidatos, o debate contou ainda com o neurocirurgião Ben Carson e com o governador de Ohio, John Kasich, ambos mais enfraquecidos na disputa e ofuscados no debate.

O senador Rubio tem sido o candidato favorito para derrotar Trump. Ele trouxe à tona o fato do bilionário de ter contratado 200 trabalhadores poloneses em situação irregular para demolir um edifício e construir um prédio, a Tower Trump, em Nova York.

"Se construir o muro [entre o México e os Estados Unidos] como construiu as Torres Trump ele vai usar a mão de obra de imigrantes ilegais", disse Rubio sobre a polêmica medida que Trump tem prometido em sua campanha.

Rubio ainda lembrou de quando Trump contratou centenas de trabalhadores estrangeiros em seu clube particular em Palm Beach, na Flórida. O New York Times relatou na quinta-feira que quase 300 residentes nos EUA se candidataram para trabalhos no clube desde 2010, mas apenas 17 foram contratados. Enquanto isso, o clube procurou mais de 500 vistos de trabalhadores estrangeiros no mesmo período.

"Você é a única pessoa neste palco que foi multado por sempre contratar pessoas para trabalhar em seus projetos de forma ilegal", disse Rubio a Trump. O empresário rebateu: "Eu sou o único no palco que contrata pessoas que não foram contratadas por ninguém". Trump disse ter contratado trabalhadores estrangeiros na Flórida porque "você não consegue obter ajuda" de americanos para um tempo parcial ou empregos sazonais.

Em outro momento, Ted Cruz disse que Trump financiou congressistas democratas e apoiou a reforma imigratória em 2013, que fracassou.

Várias Apostas

Donald Trump parece querer abraçar todos os públicos. O republicano foi à procura de maneiras de chegar aos eleitores evangélicos antes da primeira primária (vencida por Cruz). Em um domingo, o empresário e sua esposa assistiram os cultos da igreja na “First Christian Church”, em Council Bluffs, Iowa. Quando as placas de comunhão (Santa Ceia) foram passadas, Trump confundiu as placas de prata com o ofertório e “cavou” várias notas em seu bolso para ofertar.

Candidatos Cristãos

O senador Ted Cruz já foi notícia no Portal Guiame. Em um de seus comícios, o pré-candidato foi questionado pela atriz Ellen Page que é ativista LGBT, mais conhecida por protagonizar os filmes “Juno” e “Menina Má . Com”. A ativista perguntou sobre a relação entre a busca dos cristãos pela liberdade religiosa e casos de "homofobia". Cruz explicou que não se trata simplesmente de questões que envolvem preconceito contra os homossexuais, mas sim do direito que todo cidadão tem de resguardar sua fé.

Já Marco Rubio também já foi confrontado. Durante uma reunião na cidade de Waverly, Iowa, o candidato foi questionado por um ateu, que lhe fez perguntas sobre a sua motivação pela luta por liberdade religiosa e sugeriu que os eleitores ateus poderiam ficar, de alguma forma "desamparados". Rubio respondeu: "Ninguém vai forçá-lo a acreditar em Deus. Mas também ninguém vai me forçar a parar de falar sobre Deus. Não sou somente um cristão, não só estou influenciado por minha fé, mas esta é a única grande influência na minha vida", disse.

veja também