Com alto investimento, "Templo de Salomão" movimentou mercado imobiliário, em SP

Cerca de 40 imóveis foram comprados para que a construção do Templo fosse possível.

fonte: Guiame

Atualizado: Terça-feira, 3 Junho de 2014 as 12:14

Muitos dos que acessam as notícias sobre IURD e seu líder, Edir Macedo não imaginam como foi o início da carreira do bispo. Pregando em cima de um coreto, no subúrbio do Rio de Janeiro (RJ), o pastor só conseguiu dinheiro suficiente para alugar o primeiro imóvel, anos mais tarde. Porém, 40 anos depois, o quadro está consideravelmente mudado. Dono da Rede Record de Televisão e agora, também da grade horária da CNT, Edir Macedo está prestes a inagurar um empreendimento que muitos estão chamando de "obra faraônica": o Templo de Salomão.

Localizado na Av. Celso Garcia (Brás - SP), o templo tem, sem dúvida, um perfil diferenciado dos outros 6 500 endereços da denominação, espalhados pelo território nacional. Estima-se que 685 milhões de reais foram investidos nesta obra, que possui 100 000 metros quadrados de área construída.

Focado em detalhar as semelhanças entre este empreendimento e o Templo originalmente construído no tempo do rei que marcou a história com sua sabedoria, Macedo decidiu importar de Israel todas as pedras que revestiriam a obra. Foram mais de 40 000 metros quadrados de material trazido de Hebron, a antiga capital do reino de Davi.

Entre o projeto inicial e a fase atual (conclusão da obra), mais de 2 000 plantas de engenharia foram desenhadas. Cerca de 40 imóveis foram comprados para que a construção do Templo fosse possível. No começo, os imóveis saíram por preços baixos, porém ao saber do interesse da IURD pela compra dos terrenos, os proprietários dos lotes subiram os preços. Exemplo disto, foi a negociação da denominação com o propietário de um sobrado de 220 metros quadrados, onde funcionava um salão de beleza. O imóvel / terreno foi vendido para a igreja por 1,7 milhão de reais.

“Fazia mais de quatro anos que estavam querendo comprar meu espaço”, lembra o ex-proprietário Braulino Pereira.

Aliança
A inauguração do templo também está gerando expectativas e comentários, não somente pela estrutura, mas também pela confirmação da presença e participação de Dilma Rousseff na cerimônia.

A atual presidente da república continua tendo em Macedo, um aliado para as eleições.

A cerimônia de inauguração está programada para se realizar no dia 31 de julho desta ano (2014).

Com informações da Veja

veja também