Com diálogo e orações, pastor Franklin Graham ajuda a evitar conflito armado nos EUA

Por volta de 09h da última quinta-feira, oficiais da polícia escoltaram o reverendo Franklin Graham e a deputada Michele Fiore, do estado de Nevada (EUA), até a sede refúgio de vida selvagem, ocupado por manifestantes armados.

fonte: Guiame, com informações do OPB

Atualizado: Sexta-feira, 12 Fevereiro de 2016 as 10:46

Após 41 dias de tensão, a ocupação armada no Refúgio Nacional de Vida Selvagem 'Malheur' (a leste de Oregon / EUA) chegou ao fim na manhã da última quinta-feira (11). Os quatro militantes remanescentes do refúgio se entregaram às autoridades federais.

Por volta de 09h da última quinta-feira, oficiais da polícia escoltaram o reverendo Franklin Graham e a deputada Michele Fiore, do estado de Nevada (EUA), até a sede refúgio. Fiore e Graham, então, passaram cerca de duas horas em negociações com os ocupantes.

"Eu tenho falado com os quatro últimos remanescentes da ocupação Refúgio de Vida Selvagem de Oregon todos os dias por telefone na última semana a pedido deles e do FBI. Na noite passada eu estive ao telefone com eles por várias horas, e pude orar com eles. Eles disseram que iriam sair hoje. Estou indo para lá. Por favor mantenham os agentes da lei e todos os envolvidos em suas orações, para que todos estejam seguros", postou o pastor em sua página do Facebook, enquanto estava a caminho da ocupação.

O casal Sean e Sandy Anderson, de Riggins, Idaho (EUA) e Jeff Banta de Elko, Nevada, decidiram se render em menos de uma hora e meia. Já David Fry de Blanchester, Ohio, rendeu-se logo após as 11h (horário local), depois de falar com os negociadores durante cerca de uma hora a respeito das motivações que os levaram à ocupação armada, sua fé, os Estados Unidos em geral e outros assuntos.

Em uma coletiva de imprensa realizada no final desta quinta-feira, o agente especial do FBI, encarregado do caso, Greg Bretzing disse que o refúgio permaneceria fechado por algumas semanas para que os agentes investiguem se ainda há perigos de explosivos ou de outros tipos. Ele disse que o FBI também irá trabalhar para vascular a cena do crime e catalogar provas.

"Ao longo do último mês, o povo de Harney County viveram uma experiência que é ao mesmo tempo altamente emocional e fisicamente desgastante", disse ele. "Esta série de eventos foi além difícil para as famílias Harney County. "

Logo após a resolução do caso, Graham celebrou o sucesso das negociações.

"Agradecendo a Deus porque todos os envolvidos da ocupação de Oregon estão seguros. Depois de muitas horas de negociações, Sean e Sandy Anderson, Jeff Banta, e David Fry, todos se renderam pacificamente, e eu estou muito grato por isso. Sei que os membros de suas famílias estão extremamente aliviados. Esta é uma controvérsia complicada com o governo, que tem raízes que remontam a muitos anos. Estou orando para que agora, as suas queixas sejam ouvidas e tratadas através dos canais certos. Nós temos uma enorme dívida de gratidão para com toda a equipe do FBI, a polícia do Estado, o Departamento do xerife, e outras agências por tudo o que fizeram pela nossa segurança", escreveu.

veja também