Confirmada abertura de nova igreja por Mark Driscoll

A nova entidade será uma "igreja cristã baseada na Bíblia" com Driscoll e dois outros diretores

fonte: Guiame, com informações do site Seattlepi

Atualizado: Quarta-feira, 16 Dezembro de 2015 as 4:31

Pastor Mark Driscoll
Pastor Mark Driscoll

O ex-pastor sênior da Mars Hill Church, Mark Driscoll apresentou documentos de incorporação em Phoenix (Arizona) para uma nova igreja chamada “A Igreja da Trindade”, 14 meses depois que ele renunciou seu púlpito em Seattle e pouco menos de um ano depois que a Mars Hill deixou de existir.

A nova entidade será uma "igreja cristã baseada na Bíblia" com Driscoll e dois outros diretores, onde cada um deles dá o endereço da “Mark Driscoll Ministérios” em Phoenix. Driscoll se mudou com sua família para o "Vale do Sol" no verão passado.

"Mark Driscoll parece ter um novo projeto em Phoenix: A igreja recentemente incorporada será uma igreja cristã baseada na Bíblia, sem membros", disse Warren Throckmorton, um professor universitário Pensilvânia, que seguiu o colapso da Mars Hill Church para os Patheos.

Entenda a Matéria

- Em 30 de julho, 2013, quando a mega igreja com sede em Seattle estava voando alto, Phoenix tornou-se local da 15ª congregação Mars Hill. "É a Mars Hill oficial vindo para Phoenix. O Senhor está permitindo. Junte-se à congregação ou ceda ao apoio", Driscoll twittou.

- Em 28 de setembro de 2014, duas semanas antes Driscoll renunciar o cargo de pastor sênior da Mars Hill, a igreja anunciou que estava fechando e reconstituindo-se como a Igreja Bíblia Phoenix. "Nós acreditamos que Deus já começou algo muito especial através de Mars Hill Phoenix: Como as coisas chegaram ao fim em 28 de setembro, queremos explorar próximos passos para continuar como uma família da igreja e, essencialmente, começar uma nova igreja para fora do que era Mars Hill Phoenix", escreveu anciãos da congregação.

- Em 27 de julho, 2015, Driscoll anunciou uma "nova aventura", como ele e sua família estavam de mudança para Phoenix, acrescentando: "Não há planos concretos para ministério local em curso até o momento. Esta continua a ser uma vocação e desejo, mas meu plano é não se apressar em nada".

- Em 30 de novembro, 2015, Driscoll e dois associados incorporaram a Igreja da Trindade, no Arizona. Driscoll foi inserido de volta no circuito pregação evangélica e tem novas aparições no início do ano na Conferência de Zion no Texas e também na Igreja da Comunidade de North Valley, no Arizona.

Driscoll também tem publicado posts em seu blog com uma série de oito partes sobre o significado do Natal.

História e Processo

Com uma congregação que começou em 1996 em sua sala de estar, Driscoll construiu uma mega igreja com música de rock, sermões que beirava o profano, conversas sobre sexo sem cortes e declarações polêmicas, como num post no blog (sob um pseudônimo) afirmando que a América estava se tornando uma nação "Pussified”.

Tudo desabou no ano passado com acusações de plágio em seu último livro, com uma revelação de que a Mars Hill havia pago uma taxa de seis números a uma empresa para que seu livro fosse pico de vendas e assim obter sua obra na lista de bestsellers do New York Times. O pastor renunciou o cargo em 15 de outubro de 2014. A igreja anunciou sua dissolução em 31 de outubro de 2014. No entanto, Driscoll foi oferecendo sermões em seu site. Desde então, tem falado em várias grandes conferências evangélicas como a da igreja Gateway.

"Eu gostaria de falar sobre Jesus, em vez de mim. Seria muito mais agradável e útil", disse ele a uma congregação em Gold Creek Community Church em Mill Creak no início deste ano. O público deu uma ovação de pé e mais de 100 pessoas fizeram fila depois de cumprimentar Driscoll e levá-lo livros para ele assinar.

veja também