Cristãos dos EUA vão na contramão do consumismo e promovem o "Bless Friday"

A ideia é trocar um dia de compras e pechinchas por um dia de ação social

fonte: guiame.com.br

Atualizado: Sexta-feira, 28 Novembro de 2014 as 4:23

Cristãos dos EUA vão na contramão do consumismo e promovem o "Bless Friday"Algumas igrejas dos Estados Unidos estão contrariando a tendência do agora já mundialmente famoso "Black Friday" e estão promovendo a "Bless Friday" ("Sexta-Feira para Abençoar"). A ideia da campanha é trocar o dia que seria dedicado à busca por promoções e pechinchas nas lojas pelo trabalho voluntário em trabalhos de caridade.

Com a chegada do inverno aos Estados Unidos, as igrejas estão se mobilizando para distribuir sopas e outros alimentos, além de agasalhos aos mais necessitados.

Segundo Eva Kaminski, diretora adjunto de Comunicação da Memorial Drive Presbyterian, em Houston (TX), a iniciativa é "um incentivo para que mudem seu foco - que antes era voltado para as compras - e passem a servir"

"A Bless Friday é algo que nossa congregação e nossos funcionários abraçaram. A beleza está na construção da alma, que ocorre quando nos concentramos uns nos outros outros ao invés de cada um só olhar para si próprio, e assim, servimos em nome de Cristo", disse ela.

A campanha vem ocorrendo anualmente desde 2010, começando com igrejas na área de Houston, Texas.

Chuck Fox, fundador da Bless Friday, disse ao Christian Post que, para este ano a campanha ganhou o reforço de um número ainda maior de instituições cristãs.

"Este ano nós adicionamos a West University Baptist Church e a Crosspoint Church, em Houston e, pela primeira vez, somos capazes de anunciar que uma igreja católica, a do Santíssimo Sacramento, em Seattle está participando também", celebrou.

As igrejas participantes supervisionam vários esforços de caridade para a "Bless Friday", inclusive servindo almoço aos necessitados, material de embalagem para um banco de 

Cristãos dos EUA vão na contramão do consumismo e promovem o "Bless Friday"alimentos local, a coleta do lixo em um parque local e o voluntariado em um abrigo.

Uma das igrejas participou deste projeto em anos passados é A Igreja de St. John the Divine, de Houston. Andrea Meier, diretora de Publicações em St. John the Divine, disse ao Christian Post: "Este ano, A Igreja de St. John the Divine está concentrando sua observância em servir os desabrigados no The Beacon - centro de Houston", contou.

"The Beacon é um local, no centro de Houston, que atende às necessidades imediatas dos desabrigados. Voluntários da SJD servirão centenas de almoços quentes para população carente e sem-teto de Houston".

Meier acrescentou que "oferecer alternativas para dias como o Black Friday é uma expressão muito importante para ganhar vidas para Deus".

Eva Kaminski do Memorial Drive Presbyterian em Houston concorda: "É uma maneira de saltar para o espírito da época do Natal, o espírito de servir, dando, e compartilhar as bênçãos de Cristo".

"O que é impressionante é que as igrejas inerentemente incentivem este tipo de comportamento durante todo o ano! O Black Friday apenas oferece à nossa Igreja particularmente a oportunidade de trazer um pouco de atenção em como poderíamos estar vivendo a cada dia".

Com informações do Christian Post

*Tradução por João Neto - www.guiame.com.br 

veja também