Cristãos podem assistir filmes de terror?

Filmes de terror foram observados por críticos de cinema e cineastas como os mais prováveis para fazer referências ao cristianismo.

fonte: Guiame, Alannah Francis

Atualizado: Terça-feira, 15 Março de 2016 as 1:31

"Os filmes de terror são realmente de tudo ruim?" (Foto: Pixabay).
"Os filmes de terror são realmente de tudo ruim?" (Foto: Pixabay).

Alguns cristãos acreditam que filmes de terror são obra do diabo ou, pelo menos, eles abrem a porta para ele. Com isto em mente, é compreensível que, Efésios 4:27 "e não dar lugar ao diabo", seja parte de uma série de versículos que os cristãos usam contra os filmes de terror, além de apoiar a ideia de que os cristãos devem abster-se de assistir a este tipo de conteúdo. Se esses filmes terríveis são satânicos, vê-los pode ser visto como uma extensão essencialmente um convite ao diabo.

Mas os filmes de terror são realmente de tudo ruim? Fora de todos os gêneros, fé e filmes bíblicos de lado, filmes de terror foram observados por críticos de cinema e cineastas como os mais prováveis para fazer referências ao cristianismo, às lutas das pessoas com fé e eles mostram as audiências de uma batalha épica entre o bem e o mal. E eles quase sempre acabam com um bom triunfo sobre o mal. As exceções são feitas geralmente quando os estúdios querem fazer uma sequencia.

Mas, além dos cristãos poderem ser encontrados assistindo filmes de terror escondendo seus olhos atrás de suas mãos, como todo mundo faz, eles também podem ser encontrado fazendo esses filmes. Scott Derrickson, diretor de “O Exorcismo de Emily Rose” e “Livra-nos do mal” (Deliver Us From Evil), é um dos realizadores de terror mais bem conhecidos dos últimos tempos e ele também é um cristão praticante.

Falando antes do lançamento de “O Exorcismo de Emily Rose”, ele disse à revista Christianity Today. "Para mim, esse gênero oferta mais abertamente com o sobrenatural do que qualquer outro gênero, que aborda questões de bem e mal. Mais do que qualquer outro gênero, distingue e articula a essência do bem e do mal melhor do que qualquer outro gênero. Meu sentimento é que muitos cristãos sejam cautelosos sobre este gênero simplesmente porque é desagradável".

A história do gênero que traz inesperadamente fé para as telas é algo que atraiu Derrickson para o formato em primeiro lugar. E é provavelmente o que os muitos fãs cristãos do gênero tirarm dela. Então, os cristãos encontram nos filmes uma visualização desconfortável devido à sua tendência a forçar o espectador a converter seus medos ou é mais do que isso?

A Bíblia tem muitas advertências contra o consumo de conteúdo ímpio. Além de Efésios 4:27, Salmo 101: 3-4 e Filipenses 4: 8 também podem ser usados para apoiar a noção de que os cristãos não devem assistir filmes de terror. Mas tão improvável quanto possa parecer, filmes de terror têm características redentoras, e isto significa que eles são, por vezes, bastante apropriados para uma audiência cristã.

Alguns poderão argumentar que, além de filmes cristãos, os filmes de terror é o único gênero de filmes que os cristãos devem assistir. Embora essas pessoas estejam em minoria. Mas quando consideramos os temas que são explorados em tantos filmes de terror, os cristãos que argumentam que é perfeitamente bom para assistir, alguns têm um ponto válido, e não apenas porque eles podem obter um pouco de satisfação de ser assustado.

Nota: Artigo escrito por Alannah Francis, traduzido do original "Can Christians watch horror movies?", publicado no dia 14 de março de 2016 no site Christian Today.

veja também