"Deus criou a ciência", afirma pastor da Hillsong NY em debate na TV

Convidado para participar de um debate sobre fé e ciência, no programa de TV "The Nightly Show", o pastor afirmou que não é necessário que a ciência soe como algo ameaçador para a fé de qualquer pessoa.

fonte: Guiame, com informações do Christian Post

Atualizado: Sábado, 7 Novembro de 2015 as 12:39

O Pastor Carl Lentz (Hillsong Church Nova York) foi destaque no programa de comédia e entretenimento "The Nightly Show", na última quinta-feira, participando de um debate sobre a compatibilidade entre religião e ciência, com o famoso astrofísico Neil de Grasse Tyson.

Ambos ofereceram seus pontos de vista sobre se as descobertas científicas prejudicariam a crença religiosa e Lentz afirmando que as pessoas religiosas não devem ter medo da ciência.

Tyson, que apresentou a série de TV "Cosmos: Uma Odisseia no Tempo e no Espaço" (2014), disse ele acha que "é difícil acreditar em um Deus benevolente, dado o estado caótico do universo".

"Sempre que alguém fala sobre sua compreensão de Deus, geralmente envolve alguma declaração de benevolência, ou algum tipo de bondade. E eu olho para o universo e, sim, ela está cheia de mistérios. Mas também preenchido com todos os tipos de coisas que irão te matar em breve, como a queda de asteróides, furacões, tornados, tsunamis, vulcões, doenças e pestes. Há coisas que existem no mundo natural que não têm a sua saúde ou longevidade como uma prioridade", disse Tyson.

"E assim, eu não posso olhar para o universo e dizer: 'Sim, existe um Deus, e este Deus se importa com a minha vida'. As evidências não apoiam esta ideia", acrescentou.

Já o pastor Lentz respondeu que ele acredita que foi Deus quem criou a ciência.

"Eu creio que Deus criou a ciência. Para mim, eu não acho que explorar qualquer uma dessas coisas é algo ruim. Eu acho que isto vai levá-lo a reconhecer que alguma coisa tinha que começar em algum lugar, de que há algo mais. Então eu adoro isso. Eu acho que a ciência é incrível. Eu não acho que elas [ciência e fé] estão em guerra, realmente", disse o líder da Hillsong NY.

O comediante Tom Papa, que também entrou na discussão, afirmou que a ciência pode levar as pessoas para Deus, mas ao mesmo tempo afastá-las da religião, quando se trata de pessoas que seguem sistemas de crenças legalistas.

O apresentador do programa, Larry Wilmore também sugeriu que um ser inteligente poderia ser o responsável pela criação do mundo, e perguntou se Tyson seria aberto a esta possibilidade criacionista.

O astrofísico disse que está aberto, se houver provas, mas observou que "é difícil encontrar qualquer evidência de uma inteligência que criou o mundo".

Tyson admitiu, no entanto, que a fé em um Deus pessoal e confiar na ciência não seriam de fato incompatíveis, apontando para figuras americanas notáveis, como Thomas Jefferson, que fizeram isso.

Wilmore deu a palavra final para Lentz, que disse: "Eu acho que as pessoas precisam continuar a descobrir, aprender e ouvir. A dúvida não tem de ser um beco sem saída, mas pode ser algo que leva a abrir as portas. Eu acho que precisamos de espaço para que as pessoas sejam capazes de explorar suas dúvidas, ter pensamentos e descobrir mais sobre isso. Nós todos temos um desejo a ser realizado e as pessoas precisam continuar procurando".

Aos 36 anos de idade, Carl Lentz lidera uma das maiores de Nova York e tem falado em eventos cristãos proeminentes, tais como a "Passion Conference", de 2015.

No vídeo abaixo, é possível conferir este trecho do debate (em inglês):

veja também