"A Deus seja a glória", diz candidato cristão ao vencer primária de Iowa

O republicano superou o bilionário Donald Trump, que vinha sendo apontado pelas pesquisas de opinião como o favorito para ganhar a votação.

fonte: Guiame

Atualizado: Terça-feira, 2 Fevereiro de 2016 as 1:46

Divulgação
Divulgação

Os candidatos à presidência dos Estados Unidos estão a todo vapor para engajar seus nomes. Na última segunda-feira, 1, ocorreu a primária de Iowa. As eleições devem acontecer em novembro, mas neste período os candidatos percorrem por estados dos EUA para fazer sua campanha.

O senador republicano Ted Cruz surpreendeu com sua vitória pelo seu partido, superando o bilionário Donald Trump, que vinha sendo apontado pelas pesquisas de opinião como o favorito para ganhar a votação. "Andtes de tudo, deixe-me dizer: 'a Deus seja a glória'", disse em seu discurso de vitória.

Já pelo lado democrata, as prévias indicavam a ex-secretária de Estado, Hillary Clinton e o senador pelo estado de Vermont, Bernie Sanders que estavam virtualmente empatados. Os resultados foram divulgados pela imprensa dos Estados Unidos na madrugada desta terça-feira, 2.

De acordo com a imprensa, o candidato cristão Cruz ficou com 28% dos votos. Em segundo lugar, o magnata Trump com 24%. O senador pela Flórida, Marco Rubio, ficou em terceiro lugar, com 23%, estando acima do que era esperado se considerarmos as pesquisas de opinião. Entre os republicanos, houve recorde de participantes.

Já entre os democratas, que estavam com apurações mais lentas, as projeções mostravam Hillary Clinton com 49,9% dos votos e Sanders com 49,6%.

Reviravolta

Se antes, Trump era “o intocável”, hoje ele teve essa imagem abalada, com Ted Cruz vencendo as primárias de Iowa. Se Cruz tivesse perdido, o fato seria uma derrota arrasadora, pois ele havia criado uma grande expectativa de vitória e tinha este momento como prova de que conseguiria unir públicos como evangélicos, liberais e membros da base do Tea Party, dentro do Partido Republicano.

Cristãos em Destaque

Outro candidato que vem se destacando é o senador da Flórida, Marco Rubio. Ele obteve o terceiro lugar nas primárias e seu discurso na noite da última segunda-feira, 1, foi mais uma comemoração do que um reconhecimento de derrota. O candidato contrariou as expectativas da pré-votação ficando com 23% dos votos. De acordo com as pesquisas, ele está bem posicionado para crescer em New Hampshire, onde haverá a segunda primária.

Confira o discurso de Ted Cruz em uma matéria da Fox News

Leia mais:

Candidato cristão diz para seus eleitores orarem todos os dias até novembro

"Minha fé influenciará como governarei", afirma candidato cristão à presidência dos EUA; Assista

veja também