Empresário doa mais de 17 milhões de dólares para pagar hipoteca de igreja: "Eu queria honrar a Deus"

O homem que não teve o seu nome revelado confessou em uma carta ao pastor da igreja, que sentiu suas mãos transpirarem quando se prontificou a fazer a doação, mas explicou que Deus também deu a ele, condições de cumprir a promessa.

fonte: Guiame, com informações do Christian Post

Atualizado: Quarta-feira, 13 Janeiro de 2016 as 11:46

Um rico executivo do setor financeiro já doou mais de 17 milhões de dólares para uma mega igreja em Minnesota, com o objetivo de ajudar a congregação a pagar a hipoteca de uma de suas sedes, que foi construída há mais de 10 anos.

O pastor Bob Merritt, da Igreja 'Eagle Brook' - que recebe mais de 21 mil pessoas por semana e tem seis sedes em toda a região de 'Twin Cities' - anunciou à sua congregação no mês passado, que recebeu um comunicado de que a hipoteca da sede da 'Eagle Brook' em Lino Lakes foi oficialmente quitada, graças um doador anônimo que pagou 17 milhões de dólares do valor total da dívida, que ainda iria se estender por quatro anos.

Depois de Eagle Brook abrir seu campus Lino Lakes, em Dezembro de 2005, a igreja se endividou em milhões de dólares. Em uma tentativa de ajudar a igreja a pagar a hipoteca para o novo campus, o pastor Merritt começou há anos atrás, a promover uma campanha para o financiamento e apelou aos doadores para ajudar a pagar a conta para a igreja.

Merritt explicou à sua congregação em dezembro, que há quatro anos, ele havia almoçado com um rico executivo de serviços financeiros em Minneapolis, na esperança de que ele se tornasse um dos doadores da campanha. Em vez de fazer apenas uma contribuição para a campanha, o pastor Bob disse que o empresário aceitou simplesmente pagar toda a dívida da igreja.

"Eu comecei a minha explicação e ele me interrompeu e disse: 'Bob, esqueça isso. Acho que vou para pagar a dívida", lembrou Merritt. "Eu não sabia se eu tinha ouvido corretamente porque havia muito barulho no restaurante e eu perguntei: 'O que você disse?'. Ele completou: 'eu vou pagar a dívida da sede de Lino Lakes. Quanto seria? 17 milhões ou algo assim? Eu vou cuidar disso".

"Meu queixo caiu. Algumas pessoas já haviam dito coisas assim para mim antes. Mas eu apenas aguardava", acrescentou Merritt. "Isso foi há quatro anos. Eu não sei como dizer isto a todos vocês. Isto é emocionante para mim, mas a partir deste fim de semana, no 10º aniversário da sede de Lino Lakes, este indivíduo e sua esposa enviaram o último cheque de 1,7 milhão e hoje, a sede Lino Lakes está completamente livre da dívida. É inacreditável".

Junto com o cheque de US $ 1,7 milhão, o doador enviou uma carta, que o pastor leu em voz alta para sua congregação.

"Por que eu faço isso? Eu queria honrar a Deus pelas muitas bênçãos que ele derramou sobre a minha vida", dizia a carta do homem, lida pelo pastor Bob Merritt. "Doar para esta igreja pareceu uma maneira apropriada de honrar a Deus. Minha esposa e eu amamos a forma como a 'Eagle Brook' tem transformado tantas vidas de maneiras tão profundas. A nossa devoção a Deus e à 'Eagle Brook' tornou-se o alicerce de nosso casamento e de nossa vida".

Uma das razões pela qual o homem se sentiu motivado a pagar a quantia que restava da hipoteca foi ele ter considerado o "ato sacrificial da doação" e acrescentou que as palmas de suas mãos suavam quando ele se comprometeu a pagar a hipoteca.

"As bênçãos financeiras que Deus me deu me permitiram ajudar as pessoas que precisam", continua a carta. "Quando me perguntam como eles poderiam me pagar, eu digo-lhes que paguem passando o bem para a frente, ajudando alguém que não poderia pagá-los de volta. Com esta carta, eu estou pedindo que o grande povo da 'Eagle Brook' retribua esta ação, fazendo o bem".

"Para o povo da 'Eagle Brook', façam como eu: Dêem um passo de fé", desafiou o texto. "Se você está dando à igreja hoje, por favor aumente esta quantia. Faça as suas mãos suarem como aconteceu comigo. Se você não está dando hoje, por favor comece a doar. Desenvolva o hábito de doar e isto chegará a outras pessoas como Deus fez a você".

Segundo a revista Outreach as 21 mil pessoas que frequentam semanalmanete a igreja adoradores de Eagle Brook fizeram dela a maior igreja dos EUA em 2015.

"Minha opinião sobre isso é que sou muito grato", disse Andy Peterson, que tem sido um membro da igreja desde 2008. "O maior agradecimento nós podemos dar uma pessoa assim é fazer com que isso tenha efeito dominó em toda a comunidade. Ele está nos desafiando a passar isso adiante".

 

veja também