Entenda a festa judaica, Hanukkah

O evento de oito dias é também conhecido como o Festival das Luzes e Festa da Dedicação.

fonte: Guiame, com informações do Christian Post

Atualizado: Quarta-feira, 9 Dezembro de 2015 as 12:52

público aguarda iluminação da Menorah Nacional em Washington. Foto: Reuters.
público aguarda iluminação da Menorah Nacional em Washington. Foto: Reuters.

Você sabe o que é o Hanukkah? Também escrito Chanukah ou Hanukah, a festa judaica comemora a reinauguração do templo em Jerusalém após a derrota das forças de Antiochus Epiphanes pelo grande Judas Macabeu. Antiochus foi cruel e opressivo e tinha motivo de indignação por sacrificar um porco no altar do Templo (abominação da desolação descrito no livro de Daniel). Judas ordenou o festival depois que o templo foi purificado e os sacrifícios foram restaurados.

O evento de oito dias é também conhecido como o Festival das Luzes e Festa da Dedicação. Que coincide com a época do Natal, mas varia de acordo com o calendário hebreu. Neste ano começou em 6 de dezembro e deve terminar no dia 14 de dezembro.

O festival inclui a iluminação da Menorah, o candelabro de nove castiçais, doações de alimentos especiais, muitos deles preparados em óleo. Isso lembra uma história do petróleo: quase todo o óleo sagrado para o templo foi profanado pelos selêucidas, mas não foi suficiente para manter uma lâmpada acesa por um dia. Milagrosamente, que durou oito.
Entre os alimentos servidos estão panquecas de batata conhecidas como latkes, donuts recheados com geléia ou sufganiyot e queijo.

Um pouco mais da história

Este dia comemora a história no livro de Judith de sua matança de Holofernes, um general assírio. Ele tinha cercado sua aldeia e cortado o fornecimento de água. Judith foi para o acampamento assírio e fingiu se render. Holofernes foi ferido por sua beleza e ela voltou para a sua tenda com ele, onde ela enchia-o com queijo e vinho; quando ele adormeceu ela cortou-lhe a cabeça.

Crianças judias também pode jogar driedel, um jogo que se usa um pião de quatro lados, com cada lado imprimido com uma letra hebraica (Nes Gadol Haya Sham) que representam "um grande milagre aconteceu lá", referindo-se a história do óleo milagroso.

Em termos religiosos, o Hanukkah é um feriado relativamente menor. No entanto, nos EUA e em Israel, tornou-se um grande evento. Em parte, permite que os judeus celebrem a época do Natal com seus vizinhos gentios.

veja também