Esperar em Cristo é mais poderoso que ser 'otimista', diz Rick Warren

O pastor Rick Warren explicou que o otimismo se mostra até uma compreensão distorcida sobre a vida, quando comparada ao poder da fé em Jesus.

fonte: Guiame, com informações do PastorRick.com

Atualizado: Sexta-feira, 26 Maio de 2017 as 3:36

Pastor Rick Warren é autor do livro "Uma Vida com Propósitos" e líder da Igreja Saddleback, nos EUA. (Foto: Saddleback)
Pastor Rick Warren é autor do livro "Uma Vida com Propósitos" e líder da Igreja Saddleback, nos EUA. (Foto: Saddleback)

Há uma diferença notável entre otimismo e a esperança que se baseia em Cristo. É o que tem afirmado o pastor e escritor, Rick Warren.

Em uma de suas devocionais recentemente publicadas em seu site oficial, o autor do 'best-seller' "Uma Vida com Propósitos" reconheceu que não é fácil lidar com momentos difíceis, mas ressaltou a importância de manter em

"A vida muitas vezes traz coisas que são difíceis de engolir, como uma doença, uma perda de emprego, ou a morte de um amigo ou membro da família. Essas coisas são como 'pílulas são amargas' descendo em nossas gargantas, e nós muitas vezes engasgamos com elas", afirmou.

O pastor então propôs uma reflexão sobre a passagem de Romanos 8:28, que muitas vezes acaba gerando um conceito equivocado por ser, muitas vezes, mal interpretado.

"A Bíblia diz assim: 'Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito' (Romanos 8:28 NVI). Esta passagem não está dizendo que todos os acontecimentos de sua vida serão bons. Você e eu sabemos que isso não é verdade. Mas ela diz que quando você colocar toda a sua vida como se fosse em uma linha do tempo, verá cada parte dela trabalha em conjunto para o seu bem", destacou o pastor.

Para ilustrar melhor sua análise, Rick Warren usou uma explicação um tanto didática e tão cotidiana, como a receita de um bolo.

"É como fazer um bolo. Você pode não gostar do sabor de cada ingrediente separado, mas quando eles se misturam e a receita está pronta, você não resiste ao seu sabor. Deus quer assar um bolo surpreendentemente saboroso com sua vida, e ele quer usar até mesmo os elementos desagradáveis ​​e amargos para fazer isso", explicou.

"Tenha certeza de que Deus está preparando algo bom para sua vida, mesmo se você não consiga perceber isso. Deus está trabalhando ativamente para extrair coisas boas de tudo o que acontece em sua vida. Para manter a esperança no meio de tempos difíceis, você precisa se agarrar a esta verdade", acrescentou.

Warren ainda acrescentou que talvez nem mesmo a forma como Deus usa estes momentos "doces e amargos" da vida para resultar em algo bom corresponda às expectativas humanas.

"Deus também não diz que tudo funciona em conjunto 'exatamente como queremos' ou que cada história terá um final feliz. A realidade é que nem toda decisão em nossa vida profissional vai render um milhão de dólares. Nem todos os casais ​​viverão felizes para sempre. Nem todas as crianças se tornarão líderes de suas equipa nos times de futebol", alertou o pastor.

Warren também lembrou que a promessa deste versículo é para "aqueles que amam a Deus", como a própria passagem já deixa claro.

"Em vez disso, este versículo nos lembra que podemos ter absoluta confiança de que o Mestre, Aquele que desenha tudo no universo faz com que tudo funcione em conjunto para o bem daqueles que amam a Deus. (A propósito, essa promessa é para "aqueles que amam a Deus", não para pessoas que ainda não conhecem a Deus)", afirmou.

O pastor aproveitou a reflexão para dissociar a fé do otimismo, assegurando que esperar em Cristo é a melhor escolha.

"Ter esperança em Cristo não é o mesmo que ser otimista. Não é a crença de que algo ruim vai acabar bem. É a confiança absoluta que cada parte de sua vida, em última instância, faz sentido, independentemente de como ele vai resultar neste lado da eternidade", assegurou. "Do nosso ponto de vista, às vezes a vida parece uma bagunça. Mas Deus vê tudo lá do Céu e Sua visão não é a mesma que a nossa".

"Seu futuro está nas mãos de Deus - e não há lugar melhor para ele estar", finalizou.

veja também