Evangelismo artístico feito por escolas em locais públicos gera polêmica

Como parte de um programa cultural das escolas, pinturas com as palavras "Jesus Cristo" e “Feliz aniversário, Jesus” foram feitas por alunos em lâminas de arado.

fonte: Guiame

Atualizado: Quinta-feira, 30 Outubro de 2014 as 10:14

Alunos de dois colégios protestantes nos Estados Unidos fizeram pinturas em lâminas de arado da cidade de Sioux Falls, como parte de um programa cultural. As pinturas incluem as palavras "Jesus Cristo" e “Feliz aniversário, Jesus”.

O prefeito de Sioux, Mike Huether, disse que a cidade não vai apagar as mensagens religiosas feitas pelos alunos do Colégio Luterano e Colégio Luterano de Sioux Falls (em tradução livre). "A menos que, eu receba alguma direção do Supremo Tribunal de Justiça que me diga que tenho que fazer isso", afirma.

Um grupo de filósofos locais se queixaram, dizendo a exposição de uma obra de arte religiosa em veículos de propriedade pública, viola a separação constitucional entre Igreja e Estado.

O diretor do Colégio Luterano, Derek Bult, disse que ficou tão satisfeito com os comentários do prefeito que ele organizou uma reunião para motivar os alunos. "Foi muito difícil para os alunos que trabalharam nas lâminas de arado entenderem porque isso se tornou um problema”, disse Bult.

O advogado da cidade, David Pfeifle, disse que as autoridades ainda estão fazendo um "teste de equilíbrio" entre as cláusulas concorrentes dentro da Primeira Emenda, incluindo a liberdade de expressão, a liberdade religiosa e a separação entre Igreja e Estado. "Nosso objetivo é que as pinturas não aconteçam mais, e estamos explorando todas as opções", disse ele.

A líder do grupo de filósofos da cidade, Amanda Novotny, disse que o grupo vai consultar a Fundação Liberdade para Religião (em tradução livre) para saber como proceder.

Com informações de Cruxnow / www.guiame.com.br

veja também