A Gematria no Judaísmo e Cristianismo

Interessantemente, alguns autores do Novo Testamento utilizaram a Gematria nas suas interpretações também.

fonte: Guiame

Atualizado: Terça-feira, 26 Agosto de 2014 as 9:45

A Gematria no Judaísmo e CristianismoVocê sabe o que é Gematria?

A Gematria é um método de interpretação que calcula o valor numérico de uma palavra e então faz a relação com outras palavras que têm o mesmo valor numérico, mostrando a sua conexão.

Tome por exemplo a escada na história do sonho de Jacó - Sulam (סֻלָּם). Ela tem um valor numérico de 130 (samekh (ס) =60, lamed (ל)=30, mem (מ)=40). A palavra hebraica para "Sinai" (סיני) tem o mesmo valor numérico, apesar de ser composta por outras letras. Portanto uma interpretação da escada de Jacó poderia ser que ela represente a entrega da Torá no Monte Sinai.

Interessantemente, alguns autores do Novo Testamento utilizaram a Gematria nas suas interpretações também. Por exemplo, o agora famoso número da besta, 666, que representava o maligno Império Romano, estava codificado na frase simbólica para o Imperador Nero (נרון קסר) – o verdadeiro inimigo dos primeiros seguidores de Cristo. 

Um argumento menos conhecido, porém bonito, no Evangelho de Mateus conecta a história Judaica com Jesus:

“Então todas as gerações, desde Abraão até David são quatorze; de David até o exílio da Babilônia, quatorze gerações; e do exílio da Babilônia até o Messias, quatorze gerações.” (Mateus 1:17)

Jesus, assim como Messias do Rei David, é o principal tema do Evangelho de Mateus. Quando damos um valor numérico ao nome David, o ponto de Mateus fica claro.

O valor numérico de David é quatorze - (Dalet (ד) =4), Vav (ו)=30), Dalet (ד)=4))

é isto aí, amo muito isto tudo! Pesquiso estas semânticas morfológicas semíticas há mais de 20 anos.

Shalom Larrem

Por Nicodemos Pereira Cristovão

veja também