Três empresários empresários estão promovendo uma campanha um tanto inusitada e, provavelmente, polêmica. Usando o nome "McMass" ("McMissa", em uma tradução livre), a ideia é abrir uma filial da rede de lanchonetes McDonald's dentro de uma igreja católica, que poderia ser em Nova Jersey ou na Philadelphia.
Os empresários estão contando com a colaboração financeira de internautas também, por meio de um site que organiza as chamadas "vaquinhas" para projetos independentes.
Idealizador da campanha, Paul Di Lucca é um dos diretores criativos em design da empresa Lux Dei - uma agência de de publicidade e que cuida das campanhas da igreja.
Di Lucca afirmou que a ideia é chamar a atenção de novos fiéis, com inovação.
"O cristianismo não é capaz de capturar as audiências modernas. Há uma falta de inovação e falta de projeto pensando em comunidades da igreja. Estamos cientes de que um monte de gente acha que isso é uma idéia louca", disse.
O projeto argumenta que a ideia é "revitalizar igrejas como centros de encontro e engajamento cultural" e afirma que só nos EUA, 3 milhões de pessoas deixam a igreja todos os anos.
Os arcos dourados do McDonald parecem em desacordo com a imagem "à moda antiga" da igreja, mas o grupo diz que este não é o caso.
Eles dizem que, na verdade, que já estão fazendo um bom trabalho na comunidade e afirmam que "9 milhões de famílias se reúnem diariamente na casa do Ronald McDonald".
O projeto pode custar em torno de 1 milhão de dólares para se concretizar.
"Esses recursos vão principalmente para a compra de uma franquia, com 20% deste valor dedicado à construção, e que institui a infra-estrutura necessária dentro e ao redor da igreja", informou.
Com a hashtag "#feast4jesus" ("#BanqueteParaJesus") o grupo está vendendo adesivos para laptops, adesivos para carros, camisetas e bonés de beisebol.
Um porta-voz da empresa de fast food mundialmente conhecida ainda destacou o projeto pode não se tornar realidade por fugir aos padrões originais da empresa.
"Nós sabemos que há fãs devotos de McDonald, mas isso não é realista, uma vez que não é consistente com o nosso modelo de franquia", alertou.
Contextualização
Declarações como esta dada por Di Lucca são reforçam um conceito cada vez mais presenta nas opiniões de cristãos em todo o mundo: "O cristianismo não é capaz de capturar as audiências modernas".
As tentativas de tornarem-se "relevantes" e "atualizadas" são cada vez mais frequentes em igrejas de diversos países e culturas.
Porém muitos líderes ainda discordam que a Igreja necessite de algo além do próprio evangelho para levar a mensagem cristã.
Com informações do Mirror.co.uk / www.guiame.com.br
Por João Neto - www.guiame.com.br
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