Igreja Anglicana anuncia oficialmente sua primeira bispa, na Inglaterra

A pastora Libby Lane irá liderar a diocese de Stockport, na região central da Inglaterra.

fonte: guiame.com.br

Atualizado: Quinta-feira, 18 Dezembro de 2014 as 11:58

Igreja Anglicana anuncia oficialmente sua primeira bispa, na InglaterraApós aprovar a ordenação de mulheres ao cargo de bispos, em novembro deste ano (2014), a Igreja Anglicana anunciou na Inglaterra, a primeira mulher oficialmente nomeada pela denominação, como bispa.

A pastora Libby Lane irá liderar a diocese de Stockport, na região central da Inglaterra.

Em sua nomeação, Lane expressou a alegria que sentiu, tendo participação neste momento histórico da denominação.

"É uma alegria inesperada estar aqui. É um dia marcante para mim e um dia histórico para a Igreja", disse Lane, de 48 anos, após o anúncio.

Antes de se pronunciar oficialmente como a mais nova bispa da Igreja Anglicana da Inglaterra, Libby pediu um minuto de silêncio pela 141 vítimas do ataque terrorista (talibã) contra uma escola do Paquistão, ocorrido no dia anterior (16/12).

A aprovação desta nova medida pelo sínodo da Inglaterra não obriga que as outras igrejas Anglicanas ordenem mulheres ao cargo de bispo, mas reconhece que agora as dioceses podem optar por aderir ou não a esta nova visão.

Na Inglaterra, as mulheres podem ser ordenadas sacerdotisas desde 1992, mas alguns países como Gales, Estados Unidos, Austrália, Canadá e Suazilândia se anteciparam na ordenação de mulheres como bispas.

Com informações do G1

veja também