Igreja do pastor Rick Warren está no topo das 50 mais influentes dos EUA

Entre as mais influentes estão as igrejas Potter's House, liderada por T.D. Jakes e a Lakewood Church, sob o comando de Joel Osteen — mas o topo da lista foi preenchido pela Saddleback Church, de Rick Warren.

fonte: Guiame, com informações de The Christian Post

Atualizado: Sexta-feira, 13 Novembro de 2015 as 2:13

Pela maioria, Rick Warren é citado como "o pastor mais conhecido na América". (Foto: Charisma News)
Pela maioria, Rick Warren é citado como "o pastor mais conhecido na América". (Foto: Charisma News)

Uma lista divulgada nesta quarta-feira (11) apontou as "50 Maiores Mega Igrejas da América". Entre elas estão as igrejas Potter's House, liderada por T.D. Jakes e a Lakewood Church, sob o comando de Joel Osteen — mas o topo da lista foi preenchido pela Saddleback Church, de Rick Warren.

A classificação foi desenvolvida por Johnnie Moore, editor do site americano The Christian Post. Segundo ele, a listagem não foi feita com base no tamanho das igrejas, mas sim sobre a notoriedade de seus líderes, o alcance de seus programas de televisão, rádio e livros, a opinião pública e a influência global. 

"As Mega Igrejas são o fenômeno espiritual do século 21, há mais igrejas com 5 mil pessoas frequentando seus cultos semanais do que em qualquer outro momento da história", disse Moore. "Tanto mais para aqueles que afirmam os repetidos 'ad nauseam' que a fé está diminuindo em nosso país."

Sobre a Igreja Saddleback, localizada em Lake Forest, Califórnia, Moore afirma que se 10 pastores forem questionados sobre a denominação, oito deles provavelmente irão citar Rick Warren como "o pastor mais conhecido na América". O editor acrescentou que influência social de Warren tem se expandido muito além das paredes de sua congregação.

"Seu livro 'Uma Vida com Propósitos' é apenas o segundo, depois da Bíblia, na categoria de não-ficção mais vendidos. Recentemente, ele foi objeto de um grande filme, ele é usado para treinar milhares de líderes das igrejas de todas as nações do mundo; ele rapidamente parou nas mãos de presidentes, primeiros-ministros, estrelas do rock e celebridades", afirmou Moore. 

"Durante anos, especialistas brincaram dizendo que Warren é o 'papa evangélico'. Ninguém mais brincou depois que o papa Francisco veio para os Estados Unidos, para o Encontro Mundial das Famílias, em setembro, e convidou o pastor Warren para fazer o discurso de apresentação".

Influências

Em segundo lugar está a igreja Potter's House localizada em Dallas, no Texas, liderada pelo Bispo Jakes — autor, produtor, apresentador e pastor pessoal da Oprah. A igreja é frequentado por 30 mil pessoas semanalmente e os cultos são transmitidos para milhões de pessoas em todo o mundo.

A Lakewood Church, localizada em Houston, no Texas, ficou em terceiro lugar. A igreja é pastoreada por Joel Osteen, um dos tele-evangelistas e autores mais conhecidos dos Estados Unidos junto com sua esposa, Victoria. Devido à popularidade dos programas de televisão da Lakewood, a igreja obteve uma estação de rádio chamada "Sirius XM".

A Hillsong Church de Los Angeles e Nova York ficaram em sexta colocadas na lista, atrás das igrejas Community Willow de Chicago, em quarto lugar, e da Life Church de Oklahoma, em quinto lugar.

"A sede da Igreja Hillsong pode estar em Sydney, na Austrália, mas se tornou um verdadeiro movimento global", disse Moore. "Hillsong agora possui igrejas em uma dúzia de cidades pelo mundo, com mais de 100 mil pessoas no atendimento semanal."

veja também