Igreja doa cerca de 41 mil dólares a famílias endividadas, nos EUA

A iniciativa generosa foi idealizada pelo Pastor Vanable H. Moody, que disse que o propósito é ser as "mãos e os pés de Jesus" para aqueles que estão passando necessidade. As famílias também receberão orientação financeira na igreja.

fonte: Guiame, com informações do Christian Post

Atualizado: Domingo, 27 Março de 2016 as 12:48

Pedestres passam em frente a empresa que faz empréstimos nos EUA (Foto: Reuters)
Pedestres passam em frente a empresa que faz empréstimos nos EUA (Foto: Reuters)

Uma igreja do Alabama (EUA) informou que vai doar mais de 41.000 dólares para pagar dívidas de por 48 famílias, incluindo os membros e não-membros da sua congregação.

O Centro de Culto Igreja Cristã, localizado em Birmingham, Alabama, tem um programa que visa ajudar as pessoas que se endividaram com empréstimos de altos juros.

A iniciativa generosa foi idealizada pelo Pastor Vanable H. Moody, que disse ao 'Christian Post' que o propósito da iniciativa é ser as "mãos e os pés de Jesus" para aqueles que estão passando necessidade.

"Nós nos sentimos chamados a quitar essas dívidas, porque queremos dar às pessoas um novo recomeço e ajudá-las a sair dessa situação", disse o pastor, acrescentando que a sua igreja, muitas vezes tem se dedicado a causas de caridade, incluindo visitas a prisões locais e distribuição de alimentos e roupas aos sem-teto.

"Nós só tínhamos um desejo: demonstrar o amor de Cristo de formas muito tangíveis. Nós sempre procuramos oportunidades [de fazer isso]", disse Moody.

A iniciativa começou em fevereiro, quando o pastor começou a ensinar uma série sobre a gestão financeira.

Moody diz que as estatísticas mostram um monte de pessoas com resoluções e metas relacionadas a uma melhor gestão financeira, incluindo a capacidade de poupar mais, gastar dinheiro mais de maneira mais equilibrada ou ter um plano financeiro de forma mais inteligente em geral.

"Tivemos uma série que ensinou sobre [finanças] e uma das mensagens abordou a importância de viver livre de taxas de dívidas. Nessa mensagem, comecei lidar com a dor que a dívida realmente causa nas pessoas", Moody disse, observando que "[a dívida] dificulta a sua qualidade de vida em uma variedade de maneiras."

"Eu também comecei a explicar às pessoas quantas vezes a dívida se torna uma armadilha, especialmente quando você entrar credores predatórios", Moody acrescentou.

O pastor disse ao Christian Post que ele se sentiu especialmente emocionado quando os membros de sua igreja conseguiram doar cerca de 41.000 dólares necessários para as famílias que lutam com as dívidas, lembrando que a resposta da igreja foi "esmagadora".

Aqueles que estão recebendo a ajuda para quitar as dívidas também passarão por uma sessão de aconselhamento financeiro, segundo informou a igreja em um comunicado de imprensa.


Juros

O Comitê de Serviços Financeiros do Alabama aprovou recentemente uma lei que iria diminuir a quantidade da carga de juros imposta a clientes que fazem empréstimos.

De acordo com a 'Al.com', os clientes do estado, anteriormente podiam ser obrigados a pagar taxas de US$17,50 a cada 100 dólares emprestados, com o prazo de duas semanas para quitar a dívida.

A nova lei coloca um limite de US $ 15 a cada 100 dólares emprestados e estende o prazo para quitar a dívida para cerca de 30 dias.

Stephen Stetson, analista do 'Alabama Arise' - um grupo de defesa dos moradores de baixa renda - disse ao meio de comunicação que a nova legislação é um regulamento muito importante que deve ser aplicado certos tipos de empréstimos no estado.

"Ele traz importantes reformas. Ainda não é exatamente o que queremos, mas esta é a melhor chance de reformar na Câmara, a lei sobre esses tipos de empréstimos", disse Stetson.

Moody adicionou que ele acredita é "absolutamente" necessário que haja mais regulamentações para empresas que fazem empréstimo pessoal.


Chicago
Em 2014, uma igreja em Chicago decidiu fazer algo semelhante à iniciativa da Igreja Cristã do Alabama. Doando cheques de R$500 dólares a cada membro da comunidade, a liderança da igreja LaSalle deixou que os membros decidissem o que fazer com o cheque, mas os incentivou a pensar em quem poderia poderia precisar mais daquela doação.

De acordo com a pastora da igreja, Laura Truax, o propósito principal da campanha foi cumprido, ou seja, os cheques de 500 dólares foram de fato usados por muitos dos membros da igreja para abençoar pessoas que estavam necessitadas.

O casal Janet e Jim Milkovich, por exemplo, doou sua parte para um programa de saúde alimentar chamado "Breakthrough Ministries", que ajuda a fornecer refeições saudáveis para muitas pessoas em toda a cidade, incluindo pessoas idosas.

"Foi maravilhoso", disse Janet Milkovich. "O gerente que fornece os alimentos disse que há um grande número de idosos no lado oeste de Chicago que dependem de produtos frescos vindo de seu estabelecimento".

veja também