Igrejas domésticas ganham espaço, enquanto cai o percentual de construção de novos templo nos EUA

Segundo uma pesquisa feita em dezembro de 2014, grupos religiosos construíram 6% menos templos que o ano de 2013 e 80% menos, se comparado com o ano de 2002.

fonte: Guiame, com informações do Christian Head Lines

Atualizado: Terça-feira, 24 Fevereiro de 2015 as 12:55

Em Dover (DEL), uma dúzia de famílias se encontra para uma reunião em uma casa. Cada um traz algo para comer / beber, seja um prato para o jantar ou também um tema para ser debatido no culto
Em Dover (DEL), uma dúzia de famílias se encontra para uma reunião em uma casa. Cada um traz algo para comer / beber, seja um prato para o jantar ou também um tema para ser debatido no culto

As igrejas domésticas estão crescendo nos Estados Unidos enquanto o número de construções de novos templos atingiu o seu ponto mais baixo desde 1967.

Segundo uma pesquisa feita pelo instituto "Dodge Data & Analytics" em dezembro de 2014, grupos religiosos construíram aproximadamente 10.3 milhões de prédios em todo o território dos EUA. Isto indica 6% a menos que o ano de 2013 e 80% a menos se comparado com o ano de 2002.

Em Maryland, uma igreja doméstica se reúne regularmente na sala de estar de um dos membros do grupo.

"A Bíblia diz: 'Que fareis pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação da Igreja", disse Greg Stultz, que lidera a igreja doméstica. "Onde é que está sendo feito?"

Durante os cultos, alguém pode sugerir uma música e, em vez de um sermão, e as pessoas do grupo discutem qualquer coisa com a que tenha lidado ultimamente.

Na "Redemption Church" - um grupo de igrejas domésticas de Bristol (PA) - o pr. Gary Alloway disse que inicialmente queria construir uma igreja tradicional, mas logo percebeu que precisava de um novo plano.

"Eu não estou escrevendo um sermão para 12 pessoas", disse Alloway em sua pequena congregação. "Que tal vocês virem até a minha sala de estar? Vamos abrir a Bíblia, nós vamos falar sobre isso, vamos comer juntos".

"A igreja doméstica é uma idéia bíblica", disse L. Michael White, professor de origens cristãs no Texas.

"Onde é que eles se encontram?" White indagou. "Nós temos referências sobre esta assunto nas cartas de Paulo, citando uma reunião na casa de alguém - ou, basicamente, uma igreja em sua casa".

 

 

veja também