John Piper diz que não existe 'anjo da guarda': "É incompatível com a Bíblia"

O teólogo John Piper explicou que a Bíblia não fala em um anjo designado especificamente para guardar cada cristão, mas sim em muitos anjos que guardam os filhos de Deus.

Fonte: Guiame, com informações do Christian PostAtualizado: quinta-feira, 6 de abril de 2017 às 13:07
John Piper é pastor e professor da Escola de Teologia Bethlehem, nos EUA. (Imagem: Youtube)
John Piper é pastor e professor da Escola de Teologia Bethlehem, nos EUA. (Imagem: Youtube)

O proeminente teólogo reformado John Piper está destacando o papel que os anjos desempenham na vida dos cristãos, argumentando contra a ideia de que cada crente tem um 'anjo da guarda' específico, designado por Deus.

Escrevendo em um artigo para o seu site oficial 'Desiring God', na última terça-feira (4), o pastor observou que quando o evangelho de Mateus fala de "estes pequeninos", Jesus está se referindo a Seus discípulos.

Mateus 18:10 diz: "Cuidado para não desprezarem um só destes pequeninos! Pois eu lhes digo que os anjos deles nos céus estão sempre vendo a face de meu Pai celeste".

Piper também explicou que quando a passagem faz referência aos "anjos deles", talvez Deus teria designado guardiões celestes específicos para cuidar de seus discípulos naquele contexto, mas isto não quer dizer que o mesmo aconteça com atualmente com todos os cristãos.

"Seus anjos' podem se referir a um anjo específico atribuído a cada discípulo", Piper especulou, fazendo referência à passagem em Atos 12, onde Pedro é libertado da prisão e a Igreja acreditava que era seu anjo na porta e não ele.

"Isso pode apenas implicar que naquela situação Deus tinha designado um anjo para usar a voz de Pedro (Atos 12:14), e talvez despertar um clamor ainda mais urgente da Igreja por ele", Piper disse.

Mas se alguém considerar Mateus 18:10, ele continuou, os cristãos têm vários anjos designados para cuidar deles.

"A palavra 'seus' certamente implica que esses anjos têm um papel pessoal especial a desempenhar em relação aos discípulos de Jesus. Mas 'os anjos', no plural podem simplesmente significar que todos os crentes têm muitos anjos designados para servi-los e não apenas um específico", explicou.

John Piper reforçou seu raciociocínio, ecoando as palavras do reformador protestante João Calvino, que também acreditava que as palavras de Cristo naquela passagem "não significam que um único anjo está continuamente ocupado com uma pessoa especificamente, e tal idéia é incompatível com toda a doutrina das Escrituras, que declara que os anjos acampam ao redor (Salmo 34: 7) do piedoso, e que não um só anjo, mas muitos, foram comissionados para guardar cada um dos fiéis".

"[O] cuidado de toda a Igreja está no compromisso de muitos anjos, que ajudam cada membro conforme suas necessidades exigem", escreveu Calvino em um comentário sobre a harmonia dos evangelhos.

"Eu creio que a cuidadosa observação de João Calvino sobre este assunto está absolutamente certa", enfatizou Piper.

Piper acrescentou: "[E] tudo o que os anjos fazem, em todo o mundo, em todos os momentos, é para o bem dos cristãos. Um anjo que faz alguma coisa pela atribuição de Deus em qualquer lugar do mundo está cumprindo a promessa de que Deus fará com que todas as coisas cooperem para o bem de todos os cristãos - em todos os lugares. É uma promessa arrebatadora e impressionante. Todos os anjos servem para o bem de todos os cristãos o tempo todo".

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições