Juiz permite que os Dez Mandamentos sejam expostos em edifício público nos EUA

Thomas Price disse em sua decisão que a exibição dos Dez Mandamentos era de significado não somente espiritual / religioso, mas também histórico.

fonte: Guiame

Atualizado: Quinta-feira, 25 Setembro de 2014 as 11:42

Juiz permite que os Dez Mandamentos sejam expostos em edifício público nos EUAUm juiz de Oklahoma decidiu que a exposição Dez Mandamentos no edifício do Capitólio do Estado é constitucional e pode ficar em local público. Thomas Price disse em sua decisão que a exibição dos Dez Mandamentos era de significado não somente espiritual / religioso, mas também histórico.

"Muitos destes monumentos e placas retratam tanto a história secular, como espiritual de Oklahoma. Em suma, as evidências demonstram que os Dez Mandamentos monumento é um dos muitos monumentos e obras de arte, tudo rico em simbolismo (alguns religiosos), que pontilham o Capitólio", disse o juiz.

O monumento foi instalado em 2012 e foi pago com doações privadas. Em seguida, em 2013, o capítulo Oklahoma da American Civil Liberties Union entrou com uma ação dizendo que a exibição era inconstitucional. Em seguida, um grupo satanista fez lobby para se apropriar a estátua colocada no local.

"Os autores, neste caso, não procuram a remoção do monumento dos Dez Mandamentos do gramado do Capitólio do Estado, porque acharam o texto do monumento ofensivo de forma geral, mas sim porque é ofensivo a eles", disse Brady Henderson, diretor jurídico da ACLU de Oklahoma.

Com informações do Religion Today

*Tradução por João Neto - www.guiame.com.br

veja também