Líderes cristãos escrevem sobre as orações pelo Brasil em 2015

"Oro para que o Brasil não se divida em qualquer tipo de polarização, mas que se una em justiça, amor e Paz" - Marcos Botelho

Fonte: UltimatoAtualizado: quarta-feira, 31 de dezembro de 2014 às 13:37
oração
oração

oraçãoOro para que os prognósticos pouco otimistas para a economia do Brasil em 2015 não motivem um arrefecimento no envolvimento da igreja brasileira com a causa missionária transcultural. Décadas atrás, num cenário econômico muito pior, vivemos nosso “primeiro amor” no desafio de enviar missionários ao mundo todo, em numero proporcionalmente maior do que temos feito nos últimos anos. Oro para que aprendamos a encarar a “diáspora brasileira” com um espírito missionário, e que cada cristão, ao deslocar-se pelo mundo globalizado, seja por qual motivo for, perceba-se como embaixador do Reino de Deus.

• Cassiano Luz, presidente da AMTB (Associação de Missões Transculturais Brasileiras)

--

Grande Deus,

Pelas tuas misericórdias que se renovam a cada manhã e fiados na tua fidelidade, rogamos pela nossa pátria. Olha para o Brasil e julga toda a corrupção, pois és o justo juiz. Transforma o coração dos homens pelo poder do teu Evangelho. Induz as autoridades constituídas a fazer valer a nossas leis, para que haja justiça, direito e equidade. Inclina os corações a temer o teu nome. Ensina a tua Igreja a cumprir a missão de ser sal e luz em nossa sociedade, que ela viva a verdade da tua Palavra, para que o Brasil seja uma nação abençoada na manifestação do teu reino entre nós.

• Durvalina Bezerra é professora de missões e autora de A Missão de Interceder.

--

Minha oração será pela juventude. Por uma juventude evangélica que se liberte cada vez mais das amarras e adequações institucionais e consiga ousar pensar, alcançar a libertação, em Cristo, um chamado para a liberdade. Que consiga pautar as instituições mais do que se adequar a elas. E assim, com outros jovens no Brasil e no mundo, se “rebelem”, se indignem contra o mal, contra a injustiça, contra a violação de direitos, o extermínio dos jovens, o racismo estrutural e a violência que tolhe sonhos juvenis.

• Ronilso Pacheco estuda teologia na PUC-Rio. É interlocutor social para igrejas da ONG Viva Rio e também integra a RENAS-Rio.

--

Oro para que o Brasil não se divida em qualquer tipo de polarização, mas que se una em justiça, amor e Paz. Fruto que só podem fluir da graça de Jesus Cristo.

• Marcos Botelho, pastor e blogueiro do Portal Ultimato.

--

Deus, nosso Pai, unimos nossos corações ao teu coração, e oramos pelo Brasil: "corra a retidão como um rio, a justiça como um ribeiro perene".

• Ed René Kivitz, pastor da Igreja Batista da Água Branca (IBAB), em São Paulo (SP).

--

Senhor Deus,

Graças te dou pela pátria brasileira e por tantas coisas apreciáveis que ela possui. Ao mesmo tempo, suplico o teu favor em diversas áreas de premente necessidade: integridade dos nossos governantes e eficácia no combate à corrupção; redução nas estatísticas de violência que nos envergonham (mortes na criminalidade e no trânsito); redução das desigualdades e injustiças sem divisão fratricida de nossa sociedade; proteção efetiva do meio-ambiente e uso responsável dos recursos naturais; educação, habitação e saúde de qualidade para todos; predomínio de valores bíblicos e humanos como verdade, justiça, honestidade, altruísmo, misericórdia e amor.

Em nome de teu Filho, amém.

• Alderi Souza de Matos, historiador, autor de A Caminhada Cristã na História e colunista da revista Ultimato.

--

Senhor, tenho olhado à minha volta, e tenho permitido que minha vista vá além do que me circunda, para repousar em sistemas iníquos e maculados que, aos poucos, vão tomando de assalto o meu país. Minha atenção tem sido atraída para esferas governamentais e políticas, onde a corrupção, a desfaçatez e a maldade têm se tornado endêmicas; ao ponto de já não ser possível extirpá-las, sem que o organismo doente morra. E minha sensação de impotência tem trazido desânimo e desencanto.

Senhor, não quero desistir de minha responsabilidade de cidadão, mas, neste ano novo, por tua graça, e com tua ajuda, gostaria de voltar meu olhar e minha atenção para círculos mais próximos. Gostaria de reforçar minhas responsabilidades cristãs com aqueles em relação a quem posso, de fato, ter alguma responsabilidade. Gostaria de fazer o bem, da forma como me for dado fazer, a quem me circunda de perto.

Senhor, ajuda-me, em 2015, a ser um vírus do bem; uma influência por contato; que contamine por proximidade: uma sombra de árvore, uma bica de água, um sofá de descanso. De modo que aquele que me procurar encontre refrigério, atenção, orientação, oração, palavra edificante, o que for. Que os problemas globais e macroeconômicos não me desviem a visão do que posso ser e fazer, aqui e agora. Com gestos, ações e reações provenientes do teu amor e da minha gratidão.

• Rubem Amorese é autor, entre outros, de Icabode e Ponto Final e colunista da revista Ultimato.

--

Oro para que todos os que se identificam como discípulos de Jesus nas escolas, nas universidades, no mercado de trabalho e no governo possam crescer no entendimento e na prática da santidade e da justiça que nos levam ao Reino e à vida verdadeira. Que em cada um haja humildade para reconhecer seus erros, coragem para enfrentar as crises e denunciar as idolatrias, disposição para que abandonem os caminhos que são próprios de crianças imaturas. Para as instituições, igrejas e organizações que se identificam como cristãs, oro para que haja menos vaidade e mais comunidade, menos miopia e mais discernimento, menos covardia e mais denúncia profética. Oro para que haja acolhida da Palavra de Deus que nos leve a amar mais o Senhor e àqueles ao nosso redor, mais compreensão e encarnação dos propósitos de vida que nos vêm do Criador. Oro por um futuro cheio de esperança para o nosso país, para que sejamos instrumentos de Deus e servos protagonistas na construção desse futuro.

• Ricardo Wesley M. Borges é casado com Ruth e pai de Ana Júlia e Carolina. Serve na equipe regional para a América Latina da Comunidade Internacional de Estudantes Evangélicos (CIEE-IFES). Escreve mensalmente no Portal Ultimato.

 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições