Lutando em silêncio: os pastores e a depressão

Muitos cristãos sofrem com a ansiedade e depressão, até mesmo pastores, e eles muitas vezes passam por isso em silêncio.

fonte: Lutando em silêncio: os pastores e a depressão

Atualizado: Terça-feira, 29 Julho de 2014 as 3:30

Lutando em silêncio: os pastores e a depressãoNão há palavras adequadas que posso usar para descrever a miséria da ansiedade e depressão. Ansiedade crava-lhe uma adrenalina que deve te fazer subir pelas paredes, mas em vez disso você fica paralisado, como um cervo em frente aos faróis de um carro na estrada. Seus pensamentos fogem de você, batendo pelos cantos escuros de sua mente para que você sinta-se como se estivesse ficando louco. Então, como uma montanha-russa arremessada em direção à terra, a depressão bate. O mundo fica cinza, e você fica exausto, sem esperança, e derrotado.

Isto é, se a temporada for relativamente menor. Muitos cristãos sofrem com a ansiedade e depressão, até mesmo pastores, e eles muitas vezes passam por isso em silêncio. Alguns têm medo de parecerem fracos, alguns acreditam que estas são questões com as quais cristãos não devem se esforçar / gastar tempo, ao passo que outros não vêem o benefício de chavões religiosos. Scott Saul, do "The Gospel Coalition" ("Coalizão do Evangelho") acredita que estas são atitudes que os cristãos devem abandonar rapidamente. Em um artigo recente, Saul escreveu sobre sua própria luta contra a ansiedade e a depressão, como ele precisava abraçar a humildade, a fim de obter ajuda, e como, em última análise, isto serviu para promover a glória de Deus.

Ele escreveu:

"Ansiedade e depressão também podem, ironicamente, ser um canal de esperança, uma oportunidade para que a 'loucura' de Deus seja exibida em nossas vidas. Recentemente, um membro de nossa igreja (onde eu fui pastor por dois anos) me disse que ele pensa que eu sou um grande pregador... e ele estava totalmente impressionado. Ele me disse que no momento em que decidiu confiar em mim, no momento em que decidi que era o seu pastor foi quando eu compartilhei abertamente com a igreja que eu tenho lutado contra a ansiedade e a depressão e tenho estado com os meus conselheiros por muitos anos".

Ele terminou dizendo:

"Como ministros, podemos descobrir no final que nossas aflições tiveram maior efeito na vida das pessoas do que a nossa pregação ou a nossa visão."

Ansiedade e depressão são problemas graves. Se você está lendo isso, e está lutando com qualquer um destes males, eu quero encorajá-lo a falar com alguém sobre isso. Marcar um horário com o seu pastor, dizer a um amigo ou compartilhar com um pequeno grupo, talvez até procurar um terapeuta. Não acredito por um momento que você tenha que lutar essas batalhas sozinho. Finalmente, eu gostaria de deixa-lo com alguns versículos do livro de Salmos.

Muitos dos salmistas da Bíblia lutaram desesperadamente contra estes males, e em seus piores momentos, eles sempre se voltaram para Deus. Sarah Coleman, em seu recente artigo "11 Verdades do Salmo 91 que Esmagam o Medo", compilou vários versículos que nos lembram a esperança, mesmo nas circunstâncias mais graves.

"Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo descansará à sombra do Todo-Poderoso." - Salmo 91:1

O Senhor diz: "Eu vou resgatar aqueles que me amam. Eu vou proteger aqueles que confiam em meu nome. Quando eles me chamar, eu responderei; Eu vou estar com eles nos momentos de aflição. Vou resgatar e honra-los "- Salmo 91:14-15

"Quando a ansiedade era grande dentro de mim, o seu consolo trouxe alegria para minha alma." - Salmos 94:19

E se você? Quais são seus pensamentos sobre a depressão e ansiedade?

Por Ryan Duncan - Editor de Cultura do Crosswalk.com

*Publicado originalmente em Crosswalk.com

*Traduzido por João Neto - www.guiame.com.br 

veja também