Mais de 3 bilhões de pessoas nunca ouviram falar de Jesus, diz organização cristã

Segundo a Joshua Project, o Brasil é detentor de 309 grupos étnicos diferentes e desses, 29 ainda não foram alcançados.

fonte: Guiame, com informações da Rede Super

Atualizado: Terça-feira, 5 Julho de 2016 as 9:55

Segundo a Joshua Project, o Brasil é detentor de 309 grupos étnicos diferentes e desses, 29 ainda não foram alcançados. (Foto: Reprodução).
Segundo a Joshua Project, o Brasil é detentor de 309 grupos étnicos diferentes e desses, 29 ainda não foram alcançados. (Foto: Reprodução).

Dados apontam que 42,3% da população mundial ainda não teve a oportunidade de conhecer Jesus e nem os evangelhos. A informação é da organização cristã Joshua Project, que procura definir os grupos étnicos que mais precisam de missionários e missões. A porcentagem corresponde à cerca 3,12 bilhões de pessoas. Ainda de acordo com a organização, a situação mais crítica está na Ásia, onde cerca de 60% da população ainda desconhece Cristo.

A organização Joshua Project tem uma escala de definição para classificar o nível de alcance do evangelho nos países, além de compreender se uma etnia foi alcançada ou não. Por exemplo, se um grupo tiver mais de 10% de evangélicos, então ele é considerado “significativamente alcançado”, como é o caso de grande parte do Brasil.

Em contrapartida, se o grupo tiver entre 2% e 10% de evangélicos, ele é considerado “parcialmente alcançado”, como é o caso de boa parte da América Latina. Se o grupo tiver menos de 2% de evangélicos, a região é considerada “minimamente alcançada”, como é boa parte da África Ocidental, onde fica, por exemplo, a Nigéria, país que está sendo constantemente atacado pelo grupo radical islâmico Boko Haram.

Outra definição são os países “pouco alcançados”, estes configuram os que têm menos de 2% de evangélicos praticantes ou mais de 50% de cristãos professos (não-praticantes), como é o caso de grande parte do leste europeu. Já os países “não alcançados” são aqueles que têm menos de 2% de evangélicos e menos de 5% de cristãos professos, como é a atual situação da Índia, que tem a segunda maior população do mundo.

Situação do Brasil

Segundo a Joshua Project, o Brasil é detentor de 309 grupos étnicos diferentes e desses, 29 ainda não foram alcançados. Por outro lado, a organização afirma que apenas 0,1% do Brasil ainda não teve a oportunidade de conhecer Cristo, isso caracteriza cerca de 118 mil pessoas.

De acordo com o projeto, os países que mais precisam de missionários são o Marrocos, que possui apenas 12 mil cristãos professos, ou cerca de 0,2% da população, e o Saara Ocidental, onde aproximadamente 99,9% da população é muçulmana sunita.

A organização Wycliffe que ajuda pessoas a traduzirem a Bíblia em seus próprios idiomas, informou que cerca de 1.778 idiomas necessitam de traduções da Bíblia. John L Pudaite, presidente da Bibles For The World (Bíblias para o Mundo), afirma que menos de 5% dos missionários de tempo integral estão trabalhando em locais “não alcançados” e menos de 1% de todas as doações são enviadas a missões nesses lugares.

veja também