As minhas tentações e as de Cristo

A tentação não tinha apenas a ver com o homem - ser - Jesus, mas com sua missão e propósitos neste mundo (inseparável de seu ser). Tanto é que o inimigo começa com a pergunta: 'Se tu és o Filho de Deus...' (Mt 4).

fonte: Guiame, Bruno Brandão

Atualizado: Quarta-feira, 21 Janeiro de 2015 as 3:10

Jesus
Jesus

Essas montanhas foram, segundo a tradição, o local para onde Jesus foi levado pelo Espírito Santo a fim de ser tentado pelo Diabo. É uma região desértica situada entre Jerusalém e Jericó no deserto da Judéia.

A tentação não tinha apenas a ver com o homem - ser - Jesus, mas com sua missão e propósitos neste mundo (inseparável de seu ser). Tanto é que o inimigo começa com a pergunta: 'Se tu és o Filho de Deus...' (Mt 4).

Ora, se essa foi a dinâmica do embate, podemos supor (contemporizando) que o discurso do "Cão" foi mais ou menos assim (na sequência):

1) Mate sua fome com uma palavrinha mágica e crie uma jurisprudência para liquidar de vez com a miséria do planeta! Tu serás um revolucionário pra muito além de São Francisco de Assis, Gandhi, Madre Teresa...

2) Desça voando como um X-Men do pináculo do Templo e deixa o povão te ovacionar, já que o que eles gostam mesmo é do espetáculo e da pirotecnia... Faça o 'Show da Fé acontecer'!

3) Entre pra política e fique rico logo, ou, fique rico logo e entre pra política - tanto faz! Qualquer coisa vale... eu te dou um empurrãozinho - "abro umas portas"... Posso ser até teu marketeiro; sei as estratégias - o caminho das pedras! E o preço não é tão alto... É só vender a alma, como todos fazem. Assim, conduzirás o mundo com a força da manipulação e do vil metal, afinal, quem tem "tudo", "tudo" pode!

Ao que o Senhor responde em enfrentamento tal qual devemos fazer:

1) A fome que o homem tem é outra, ainda que ele não saiba disso. Além do que, o sofrimento, é meu aliado no processo de cura e quebrantamento do ser caído;

2) A dinâmica das aparências e das vaidades religiosas não me apetecem. Sou o que sou e pronto, ponto. Minha glória subsiste, pelo menos por enquanto, em outras dimensões que só se percebe pela fé pura e simples de uma criança... Quem como ela não se tornar, não a verá!

3) Não sou deste mundo nem meu Reino o é.... Agora chega e caia fora daqui!

Não se iluda... Se essas foram as tentações dEle - Essas também serão as suas.

Pense nisso!

veja também