Mórmons e testemunhas de Jeová são mais engajados na igreja do que evangélicos

A pesquisa ainda mostra que dentre os evangélicos, os adventistas do Sétimo Dia são os mais envolvidos com as atividades da igreja local.

fonte: Guiame, com informações de Christianity Today

Atualizado: Terça-feira, 24 Novembro de 2015 as 11:31

Grupos como os Mórmons e Testemunhas de Jeová são ainda mais engajados do que os evangélicos, mostra estudo. (Foto: Reprodução)
Grupos como os Mórmons e Testemunhas de Jeová são ainda mais engajados do que os evangélicos, mostra estudo. (Foto: Reprodução)
Uma nova pesquisa mostra que dentre os evangélicos, os adventistas do Sétimo Dia são os mais envolvidos com as atividades da igreja local. Por outro lado, grupos como os Mórmons e Testemunhas de Jeová são ainda mais engajados do que os evangélicos, mostra um estudo feito pela Pew Research Center. 
 
O estudo, baseado em dados do segundo semestre de 2014, foi projetado para "preencher a lacuna" deixada pelo censo dos Estados Unidos. Para isso, Pew entrevistou 35 mil adultos em 2007 e 2014.
 
De acordo com a última análise, 56% dos adventistas do sétimo dia são altamente envolvidos em suas congregações. Isso significa que as pessoas se integram oficialmente à igreja, frequentam aos cultos no mínimo toda semana e fazem parte de grupos de oração ou estudo da Bíblia pelo menos mensalmente.

Em sequência das igrejas mais engajadas surgem nomes como Assembleia de Deus (50%), Igreja do Nazareno (47%), Batista do Sul (44%) e a Presbiteriana (32%).

No geral, 43% dos cristãos evangélicos se envolvem com as atividades da igreja nos EUA. As denominações protestantes negras ficam um pouco atrás, com 41% de engajamento dos membros.

O estudo ressalta que os grupos religiosos que mais se destacam no envolvimento com a igreja são os Mórmons (67%) e as Testemunhas de Jeová (64%). Por outro lado, os níveis mais baixos de engajamento ficaram entre os protestantes (20%), os cristãos ortodoxos (20%) e os católicos romanos (16%).
 
Veja, abaixo, a tabela geral da pesquisa em inglês:
 

veja também