Mudanças acontecem quando o cristão se posiciona na universidade, diz pastor

Rodrigo Brotto afirma que a atuação dos cristãos no ambiente acadêmico pode influenciar sua cultura.

Fonte: Guiame, com informações do site Dois Dedos de TeologiaAtualizado: terça-feira, 20 de junho de 2017 às 14:15
O pastor comenta que é necessário investir na educação cristã para um melhor preparo dos alunos. (Foto: Reprodução).
O pastor comenta que é necessário investir na educação cristã para um melhor preparo dos alunos. (Foto: Reprodução).

A atuação do jovem cristão no ambiente acadêmico é de extrema importância para a transformação da cultura. É o que diz o pastor Rodrigo Brotto, da Primeira Igreja Presbiteriana de Teresina. Ele afirma que é nas universidades onde os crentes em Jesus têm a oportunidade de fazer a diferença. Ele ainda ressaltou que os estudantes precisam se engajar mais ainda para representar Cristo.

“Esse é o meio pelo qual Deus estabeleceu que a batalha pela verdade fosse vencida. Ele nos dá todas as ferramentas. Ele nos dá o seu poder e sabedoria para realizarmos isso. Não é fácil, não é simples, o mundo jaz no maligno. Entretanto, precisamos fazer muito mais do que estamos fazendo”, comentou ele.

“Estamos acostumados com o discurso: ‘Sou cristão no domingo e de segunda a sábado eu faço as coisas como os ímpios fazem’. Sem dúvida alguma, a resposta para isso está no engajamento do cristão”, ressaltou.

Para Brotto, “quem domina a academia determina a cultura”. Ele afirma que o ambiente acadêmico se torna um ciclo vicioso. “Temos uma cultura que é refletida numa academia e como esse mundo jaz no maligno, é uma cultura maligna que a academia vai refletir. E como a academia domina, eles vão influenciar ainda mais para gerar mais cultura nesse sentido”, disse.

“E é claro que de tempos em tempos isso vai mudando e as principais mudanças para o bem vão ocorrer quando o cristão realiza sua função. Mais uma vez eu cito a Reforma Protestante. Você teve o Renascimento ali como uma forma de Deus até mesmo preparar aqueles homem e eles fizeram uma reforma não apenas espiritual, mas também cultural”, pontuou.

Educação cristã

O pastor ainda comenta que é necessário investir na educação cristã para um melhor preparo dos alunos, mesmo em uma nação dita plural. “É sempre justo aplicar aquilo que é verdadeiro, belo e bom. A gente tem que tomar muito cuidado com a ideia de pluralismo, estado laico que teoricamente permite todas as coisas, desrespeita todas as coisas”, alerta.

“Entendemos que Deus é o Senhor deste mundo e que Ele possibilita todas as condições de fazermos aquilo que o agrada e glorifica e Ele. Isso vai acontecer em maior ou menor medida, dependendo da própria cultura e abertura para isso”, explicou.


Cena do filme "Deus Não Está Morto". Para Brotto, o cristão deve se engajar para transformar o ambiente acadêmico. (Foto: Reprodução)

O que fazer?

Brotto recomenda que os cristãos devem redobrar sua atenção para os conteúdos que são colocados na universidade. “É preciso reconhecer que o que se aprende lá não é bíblico e por isso não deve ser aproveitado. Há alguns resquícios de verdade, mas a gente tem comprado essas ideias em sua totalidade e ao reconhecer isso há um conhecimento de pecado epistemológico”, disse.

“Nós chegamos ao arrependimento e nós buscamos ferramentas para cumprir essa questão. E hoje, graças a Deus, a gente tem tido muito material e treinamento para que pelo menos na pedagogia a minha mente e o meu coração sejam dominados por uma cosmovisão cristã que naturalmente vai me levar a uma prática de áreas diversas baseadas na palavra de Deus”, finalizou.

Encontro Nacional de Universitários

Com o objetivo de preparar jovens para lidar com os questionamentos da jornada acadêmica, pastores e cientistas estarão reunidos no Encontro Nacional de Universitários, que será realizado entre 28 e 30 de julho em Sumaré, no interior paulista.

Segundo o pastor Junior Mendes, que está na organização do evento, a ideia de realizar esse encontro surgiu do aumento de jovens cristãos que entram nas universidades e se deparam com uma grande dispersão do Evangelho.

Serviço:

Encontro Nacional de Universitários - Uni17
Data: 28 a 30 de julho
Local: Estância Árvore da Vida
Endereço: Estrada Estância Árvore da Vida, 1, Sumaré - SP
Informações: uni17.org

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições