“Não importa quem governa uma nação, Deus é quem está no trono”, diz pastor

Joel Engel fala aos brasileiros que se sentem desanimados com o momento de distúrbios políticos no país.

Fonte: Guiame, Luana NovaesAtualizado: sexta-feira, 2 de dezembro de 2022 às 18:10
(Foto: Marcos Corrêa/PR)
(Foto: Marcos Corrêa/PR)

Em um momento de distúrbios políticos no Brasil e em outros países, o pastor Joel Engel traz uma mensagem aos cristãos: “Nós precisamos voltar os nossos olhos para Deus.”

Em pregação na terça-feira (29), o pastor fez um paralelo com a situação de Judá durante o reinado de Ezequias, quando estava cercado pelas tropas da Assíria. 

Na época, o rei da Assíria enviou uma mensagem intimidadora ao rei Ezequias: “Em que você está baseando essa sua confiança? Você está confiando no Egito?”, questionou em tom de deboche. (Is 36:4;6)

Trazendo para a situação atual, especialmente aos brasileiros que têm expectativa de uma mudança na nação, Engel pergunta: “Onde está a sua confiança? No Exército brasileiro? No presidente da República? Na força do número de pessoas protestando?”, questionou.

“Nós respeitamos as autoridades constituídas, mas sabemos que nenhuma autoridade se estabelece na terra sem que primeiro seja concedida do céu. Por isso, nós precisamos voltar os nossos olhos para Deus”, destacou.

Diante das ameaças, a Bíblia relata que o rei Ezequias se humilhou, entrou no templo do Senhor e fez uma oração. Em resposta, Deus decretou Seu juízo sobre os inimigos de Judá através do profeta Isaías.

O pastor diz então aos brasileiros: “Você precisa fazer como Ezequias, voltar para casa e orar a Deus, apresentando a Ele o decreto do inimigo. Essa era a confiança do rei e essa deve ser a confiança de nossos líderes hoje.”

E reforçou: “Se a sua confiança está em Deus, ainda que haja 50 tanques de guerra, você pode levantar a sua mão e enfrentá-los. Essa deve ser a sua confiança!”

Brasil, não desanime!

Joel Engel relatou que, enquanto orava pelo Brasil nos muros de Jerusalém, Deus colocou essa palavra de Isaías em seu coração, para este tempo.

O pastor tem observado que muitos “estão desanimados, clamando e protestando, e talvez pensem que nada mais irá acontecer no Brasil”, mas que é preciso se posicionar em fé e colocar a confiança em Deus.

Ele então se lembra do papel do Brasil no nascimento de Israel — quando, em 1947, uma Assembleia Geral ONU, que foi presidida pelo diplomata brasileiro Oswaldo Aranha, decidiu pela criação do Estado de Israel.

“Foi um brasileiro que ajudou a levantar Israel. O Brasil tem promessa. O Brasil ajudou Israel e o Deus de Israel irá ajudar o Brasil. O ‘dragão vermelho’ nunca se assentará no trono do Brasil, porque já está ocupado pelo Senhor Jesus. Essa é a nossa confiança”, declarou.

O pastor avalia que o “espírito de Leviatã tenta tomar o Brasil”, mas Deus virá com Seu juízo. Foi o que aconteceu com o rei da Assíria, que acabou sendo morto pelos próprios filhos enquanto adorava no templo de seu Deus pagão.

Engel acredita que o juízo de Isaías 37:29 irá se cumprir contra os opressores políticos deste tempo: “Contra mim você se enfurece, o seu atrevimento chegou aos meus ouvidos; por isso, porei o meu anzol em seu nariz e o meu freio em sua boca, e o farei voltar pelo caminho por onde veio.”

Confie nas promessas

Na guerra espiritual em que o Brasil se encontra, Engel lembra que a espada dos cristãos deve ser a Palavra de Deus.

“A oração faz com que uma promessa de Deus se torne um decreto”, explica. “Quando oramos em cima da Palavra e ela encontra alguém disposto a colocar fé e ação nela, ela vem do mundo espiritual e se materializa na terra.”

“Hoje precisamos fazer com que todos os brasileiros entrem em concordância com a mesma palavra. Você não deve desanimar, duvidar, e jamais admitir que algo que está contra a palavra de Deus se cumpra.”

Deus está julgando as nações

Engel ensina também que, ao longo da história, Satanás esteve incorporado em imperadores como Faraó e Hitler. E só é possível vencê-los por meio do Filho de Deus. “Deus deu a Jesus um cetro e Ele tem toda a autoridade nos céus e na terra”.

E lembra: “Satanás não é um bicho super poderoso. Ele simplesmente tem a permissão de Deus para fazer certas coisas, por um determinado período de tempo. Mas Deus já estabeleceu uma sentença contra ele.”

A condenação de Satanás está em Ezequiel 28:16-19, que ao final diz: “Todas as nações que o conheciam ficaram chocadas ao vê-la; chegou o seu terrível fim, você não mais existirá”.

“Essa palavra aponta para a volta de Jesus”, explica Engel. “Jesus virá com poder para governar toda a terra. Ele é o único governante estabelecido por Deus que reinará para sempre. Não importa quem está governando uma nação, Deus é quem está no trono”.

Para o pastor, o cenário atual aponta algo: “Deus está julgando as nações. Está acontecendo um movimento na terra. Deus está sacudindo a terra. Você precisará viver a Palavra de Deus de verdade. Você será confrontado e terá que permanecer com as convicções que Ele colocou em seu coração. Precisamos ter a fé dos cristãos do primeiro século.”

Veja a pregação completa:

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições