O que Jesus diria às igrejas de hoje?

O que Jesus diria às igrejas de hoje?

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:03
O que Jesus diria às igrejas de hoje?Se Jesus entrasse na sua igreja neste fim de semana, o que você acha que ele diria? Ele iria afirmar principalmente as coisas boas que estão acontecendo, ou a maior parte dos comentários do nosso Senhor provavelmente seriam naturalmente corretivos? Na realidade, suas palavras provavelmente incluiriam ambas afirmações e correções. Essa é , pelo menos a maneira como Ele agiu com sete igrejas no final do primeiro século.
 
A revelação que o Senhor deu ao apóstolo João na ilha de Patmos foi instrutiva e esclarecedora em vários níveis. Foram dadas a cada uma das sete Igrejas nas sete cidades da Ásia Menor, uma carta especial de Cristo e cada carta se referia a questões que estavam acontecendo naquelas igrejas, particularmente.
 
Imagine um pai, por exemplo, escrever sete cartas diferentes para sete crianças diferentes. Cada cartas, obviamente, teria como objetivo, resolver coisas únicas para cada criança. Da mesma forma, Jesus amava a cada uma das sete igrejas, porque estas eram as pessoas por quem Ele morreu . E cada igreja precisava ouvir palavras de seu Senhor que "confortaava os aflitos" e "afligia o confortável".
 
Ou seja , aqueles que estavam enfrentando pressão fielmente recebiam muito incentivo de Cristo, enquanto que aqueles que foram mimados pelo pecado receberam uma severa repreensão. Afinal de contas, é assim que o amor funciona em uma família e na igreja de Deus. E ninguém é mais amoroso do que Jesus com o Seu povo.
 
Estas sete cartas têm incrível relevância para os cristãos de hoje. O ensino e comportamento exibidos nessas primeiras igrejas do século continuam a vir à tona hoje, de uma maneira ou de outra. O coração do homem permanece basicamente o mesmo, e as tentações enfrentadas pelos discípulos cristãos não mudaram realmente. Embora os detalhes exatos possam variar de um século para o outro, as batalhas espirituais permanecem muito semelhantes.
 
Por esta razão, podemos aplicar essas sete cartas atualmente, onde quer que os cristãos se reúnam em torno da palavra e dos sacramentos de Deus. A verdadeira igreja de Jesus Cristo tem perseverado desde então. Nosso Senhor começou a chamar discípulos para segui-Lo. E os insights recolhidos a partir destas sete cartas têm guiado um número incontável de igrejas e cristãos em maior fidelidade a Cristo .
 
Algumas igrejas de hoje são como a igreja dirigida na primeira carta. A igreja em Éfeso foi elogiada por Cristo por ter "perseverança" e tendo "dificuldades enfrentadas" sem crescimento, "cansada" (Apocalipse 2:3). Ao mesmo tempo , Jesus lhes disse: "você abandonou o seu primeiro amor" (Apocalipse 02:04 ). Esta foi uma partida significativa de onde tinha começado em seu amor por Cristo e sua paixão pela verdade. Portanto, Ele lhes disse: "Lembre-se da altura da qual você caiu ! Arrependei-vos e fazer as coisas que você fez no início" (Apocalipse 2:5).
 
Os problemas em Éfeso ainda ocorrem hoje, e podem até mesmo ser comparados ao casamento. Depois de começar com muito amor e dedicação, as coisas podem facilmente divagar em uma formalidade seca e mundana, que não tem o fogo que queimou uma vez brilhantemente. Quem no casamento ou a igreja não teve que lutar contra esta tendência comum para a formalidade? O amor de Deus em nossos corações pode superar nossas fraquezas naturais.
 
Na segunda carta , os cristãos em Esmirna estavam enfrentando "aflições" e "estavam prestes a sofrer a perseguição", e Jesus não tinha nada corretiva para dizer a eles. Seus estudos levou-os a confiar na graça de Deus, e suas vidas espirituais foram exibindo o belo fruto da redenção. Em meio a sua exibição genuína de piedade, Jesus amorosamente encorajou-os com estas palavras gloriosas : "Sê fiel até à beira da morte , e eu te darei a coroa da vida" (Ap 2:10).
 
Igrejas cristãs em várias partes do mundo de hoje precisa ouvir a mesma mensagem do nosso Salvador. Sua fiel testemunha é um maravilhoso testemunho de como Deus sustenta seu povo no meio da perseguição, e um exemplo vibrante de fé profunda para aqueles de nós que não estão enfrentando o tipo de provações que os cristãos estão passando em sua nação opressora.
 
Os discípulos em Pérgamo ( terceira letra ) foram mostrando alguns bons, assim como outras ruins. Jesus lhes disse: " Você permanece fiel ao meu nome" (Apocalipse 2:13). E, no entanto , o Senhor também lhes disse: "No entanto, tenho algumas coisas contra você" (Ap 2:14). Algumas das pessoas na igreja estavam comprometendo a sua fé "por comer carne imolada aos ídolos e cometendo imoralidade sexual" (Ap 2:14).
 
Isto desonrou grandemente o Senhor, e Ele os amava o suficiente para repreendê-los por seu comportamento perverso. Disse-lhes: "Arrependei-vos , portanto!" (Ap 2:16). Jesus queria que eles parassem de comer comida sacrificada a ídolos e parar de se envolver em relações sexuais fora do casamento. Há igrejas e cristãos hoje que precisam ouvir esta mensagem do Senhor em relação ao uso do corpo.
 
Faz-me lembrar as palavras do apóstolo Paulo aos santos de Roma : "Diante da misericórdia de Deus , oferecer os vossos corpos como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus. Este é o seu verdadeiro e próprio culto" (Romanos 12:1 ). Jesus estava dizendo aos discípulos em Pérgamo a mesma coisa.
 
O que Jesus diria para você e sua igreja hoje sobre o seu ensino e prática em relação à sexualidade?
 
A quarta carta em Apocalipse foi direcionada para a igreja em Tiatira. Como as outras cartas, esta teria sido lida para a congregação em uma manhã de domingo. Jesus a elogiou por seus "atos, seu amor e fé, perseverança, e que você está fazendo mais do que você fez no início" (Ap 2:19). Até agora, tudo bem. Mas a igreja de Tiatira estava prestes a ouvir as palavras do Senhor, que poderiam ser tudo, menos de cortesia.
 
Uma mulher na igreja havia se tornado uma "profetisa", auto-nomeada. Jesus usa o nome "Jezabel" para identifica-la, e todos na igreja souberam imediatamente de quem Jesus estava falando. Seu crime? "Ela engana os meus servos, para que se prostituam e comam dos sacrifícios da idolatria" (Ap 2:20). Ela tinha convencido as pessoas na igreja que Deus não se opunha a esse tipo de comportamento. E nós certamente vemos exemplos de ensino enganoso e falso em certas igrejas de hoje, incluindo um número de igrejas que parecem ter algum "amor" e "serviço", assim como a Igreja em Tiatira .
 
A igreja em Éfeso teve boa doutrina, mas tinha caído para longe de seu primeiro amor. Em contraste, a igreja em Tiatira teve um pouco de amor, mas estava permitindo ensino traiçoeiro, que promoveu o pecado sexual. Felizmente , houve alguns discípulos naquela igreja "que não têm esta doutrina, e não aprenderam chamados segredos profundos de Satanás" (Ap 2:24). Quanto a "Jezabel" a ela mesma, Jesus disse: "Eu dei -lhe tempo para se arrepender da sua imoralidade, mas ela não está disposta. Assim que a porei numa cama de sofrimento" (Ap 2:22).
 
A mensagem clara? Aqueles que levam a igreja de Cristo ao pecado sexual pagam um alto preço por sua agenda equivocada. E aqueles que seguem uma filosofia tão perigosa querem se tornar sábios mais rapidamente. Em seu amor por aqueles que tinham sido desviados por "Jezebel", disse Jesus , "Eu vou fazer com que aqueles que cometem adultério com ela sofram intensamente, se não se arrependerem de seus caminhos" (Ap 2:22). Nosso Senhor graciosamente lhes deu a oportunidade de se arrepender e evitar o desastre! E onde é que qualquer um de nós está sem o amor misericordioso de Deus para conosco, que leva ao arrependimento? (Romanos 2:04).
 
Jesus disse à igreja em Sardes (quinta carta): "Conheço as tuas obras , você tem uma reputação de estar viva, mas está morta" (Apocalipse 3:1). Quantas igrejas e os cristãos de hoje são simplesmente muito cansadas de sua reputação e, talvez, a glória de seu passado, enquanto a sua vida espiritual é atualmente inexistente? Tal era a igreja em Sardes .
 
Curiosamente, havia fontes de água quente cerca de dois quilômetros fora de Sardes, que se acreditava ter poderes de cura místicos. Como é irônico. A cultura de Sardes colocar mais fé em "fontes quentes" do que na fonte de água viva de Deus, e aqueles na igreja de Cristo não parecem saber a diferença!
 
Não admira que Jesus tenha dito à igreja em Sardes que ela estava morta. Eles haviam se afastado da mensagem do Evangelho e o poder de cura que flui para cada alma que confia somente em Cristo para a salvação. Eles estavam colocando mais confiança em seu sucesso passado do que no poder de Deus e o poder da cruz. Crentes cheios do Espírito, por outro lado, tinham a experiência de cura espiritual, real e um fluxo constante de água viva de Deus.
 
Na sexta carta, Jesus disse à igreja de Filadélfia : "Vocês guardaram a minha palavra, e não negaram o meu nome" (Apocalipse 3:8). Que alegria deve ter trazido aos crentes lá quando estas palavras foram lidas para eles em um culto na igreja. Não é isto que significa seguir a Cristo? Manter a sua palavra e não negar o Seu nome? Existem várias igrejas e cristãos no mundo de hoje fazendo exatamente isso, pela graça de Deus.
 
Se apenas a igreja em Laodicéia (sétima carta) tinha sido como discípulos de Cristo em Filadélfia... Em vez disso, Jesus disse-lhes: "Porque és morno - nem quente nem frio - eu estou a ponto de vomitar-te da minha boca" (Ap 3:16). Observe a referência 03:16. Talvez pensassem que tinham sido dispensados sobre o outro famoso " 03:16 " versículo da autoria de João no quarto Evangelho. Em vez disso , a igreja em Laodicéia era morna. Eles precisavam voltar para a base do cristianismo que é a cruz e a justiça que abrange aqueles que confiam em Cristo para a salvação.
 
É por isso que Jesus aconselhou-os a receber dEle "roupas brancas para vestir, para que possam cobrir a sua nudez vergonhosa" (Ap 3:18). Como Adão e Eva, antes deles, o seu pecado os deixou vulneráveis ??diante de um Deus santo, e só a justiça de Cristo pode dar a uma pessoa uma cobertura adequada contra o pecado (Romanos 3:21-26).
 
Não admira que João iria passar a escrever estas palavras perspicazes sobre aqueles que estarão diante do trono de Deus um dia: "Estes de vestes brancas - quem, são eles, e de onde eles vêm, eu respondi : 'Senhor , tú conheces?' E ele disse: 'Estes são os que vieram da grande tribulação; Eles lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro" (Ap 7:13,14).
 
Tal como acontece com as outras seis igrejas , Jesus amava a todos na igreja de Laodicéia. Ele lhes disse: "Aqueles a quem eu amo, Eu repreendo e disciplino. Portanto, seja sincero e se arrependa. Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, eu entrarei e cearei com ele e ele comigo" (Ap 3:20). Embora esta passagem seja freqüentemente usada hoje no contexto do evangelismo, que foi originalmente falado com aqueles na igreja de Cristo, que precisava se arrepender de seu pecado .
 
Nosso Senhor tem preparado um banquete para as nossas almas se vamos apenas abraçar e comemorar sua boa nova da salvação, e, em seguida, submeter-se à Sua vontade para nossas vidas de discipulado. Quando nos desviamos na doutrina ou ação, o Bom Pastor nos guia de volta para corrigir o ensino e a vida correta. O plano de Cristo é o único bom plano. Isso envolve a doutrina cristã, o amor cristão, e a vida cristã. Todas essas três coisas são necessárias, tanto hoje, como quando Jesus enviou cartas pessoais a essas sete igrejas da Ásia Menor.
 
Cada uma das sete cartas de Cristo foi concluída com esta admoestação amorosa e instrutiva: "Quem tem ouvidos , ouça o que o Espírito diz às igrejas" ( Ap. 2: 7,11,17,29 e Ap. 3:6, 13, 22 ). É preciso estar aberto para receber a Palavra de Deus e a iluminação do Espírito Santo. Isso é o que significa ter "ouvidos para ouvir".
 
Então, o que Jesus diz às igrejas hoje? Na verdade, Ele já o disse. Agora é só considerar em espírito de oração qual das sete igrejas do Apocalipse melhor representa a sua condição espiritual atual e a condição espiritual de sua igreja. E em seguida, aplicar as palavras do Senhor para sua própria alma e sua própria igreja .
 
Afinal, quem conhece melhor do que Jesus o que precisa ser dito a você e sua igreja neste momento da sua história espiritual?
 
Por Dan Delzell - pastor da Igreja Luterana em Wellspring Papillion, Nebraska (EUA).
 
Publicado originalmente no Christian Post
 
 
*Tradução por João Neto

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições