"O uso abusivo e explorador da autoridade não gera vida", afirma Jonathan Leeman

"Jesus afirmou que a porta era estreita e o caminho apertado, mas ao mesmo tempo Ele é aquele que vai buscar a ovelha desgarrada, demonstra paciência para com os seus discípulos e amor".

Fonte: Guiame, com informações do Voltemos ao EvangelhoAtualizado: segunda-feira, 28 de dezembro de 2015 às 17:44
Jonathan Leeman (Imagem: reprodução)
Jonathan Leeman (Imagem: reprodução)

O ministério Voltemos ao Evangelho publicou o trecho de um texto de Jonathan Leeman que aborda a questão do autoritarismo pastoral nas igrejas. “Conheço muitos cristãos cujas vidas e cujo discipulado foram sensivelmente prejudicados por um pai opressor, um pastor abusivo ou uma igreja legalista. (...) O melhor corretivo não é desprezar o que é essencial junto com o que é ruim, por assim dizer, mas reformar o que está ruim. É por essa razão que fiz uma breve tentativa de reformar o nosso conceito de autoridade”, conta o autor em seu livro “A Igreja e a Surpreendente Ofensa do Amor de Deus”.

Em sua publicação, Leeman afirma acreditar que esta atitude abusiva deverá continuar. “As igrejas e os líderes de igreja continuarão a abusar, tragicamente, da autoridade que Deus lhes deu até que Cristo volte. Ao fazerem isso, eles mentem horrivelmente a respeito do próprio Cristo que alegam servir”.

Direcionamento

O diretor ainda aconselha os cristãos que sofrem esse tipo de abuso. “Como eu aconselharia um cristão que está sofrendo nas mãos de uma igreja abusiva ou de um líder de igreja abusivo? Em primeiro lugar, eu o aconselharia a escapar dessa situação abusiva, se possível. Ao falar aos escravos, Paulo escreve: ‘Se ainda podes tornar-te livre, aproveita a oportunidade’”, como diz em na carta do apóstolo Paulo 1 Coríntios, 7 – 21.

"Jesus afirmou que a porta era estreita e o caminho apertado, mas ao mesmo tempo Ele é aquele que vai buscar a ovelha desgarrada, demonstra paciência para com os seus discípulos e amor. Como lidamos com esta dualidade? Como apresentar que o Evangelho é caminho apertado e ao mesmo tempo carregar as ovelhas ao colo? Como ser ousado na confrontação e na demonstração das exigências do Evangelho e ao mesmo tempo ser terno e paciente? Como ser um pastor zeloso sem ser dominador? Como lidamos com este tipo de dualidade?", questiona.

Jonathan Leeman é graduado em Jornalismo, possui mestrado em Divindade pelo Southern Baptist Seminary, nos Estados Unidos e Ph.D. em Eclesiologia. Além disso, é diretor de comunicação do Ministério 9Marks.

Clique no vídeo abaixo e confira Tiago Santos falando sobre este assunto

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições