Papiro encontrado no Egito pode ser a cópia mais antiga do evangelho segundo Marcos

Os pesquisadores descobriram a folha de papiro que fora reciclada e usada para fazer uma máscara de múmia.

fonte: Guiame, com informações do Christian Head Lines

Atualizado: Quinta-feira, 22 Janeiro de 2015 as 10:50

Papiro
Papiro

O Fragmento de um papiro contendo trechos do evangelho segundo Marcos, encontrado na máscara de uma múmia no Egito poderia ser a mais antiga cópia dos evangelhos já registrada.

Os pesquisadores descobriram a folha de papiro que fora reciclada e usada para fazer uma máscara de múmia. Depois de separar o papiro do resto da máscara, os especialistas foram capazes de ler o escrito, determinando que a escritura poderia remeter-se ao ano de 90 DC.

O papiro passará por mais testes antes de ser publicado este ano; se as expectativas forem confirmadas, os estudiosos dizem que isto vai ajudar a determinar o quanto o livro de Marcos mudou ao longo do tempo.

O professor de estudos bíblicos no Boyce College, Denny Burk escreveu que o papiro é um "achado importante", se for realmente um documento que data do primeiro século.

"Para se ter uma testemunha do primeiro século ao texto do Novo Testamento não tem precedentes. Se for um fragmento do evangelho segundo Marcos encontrado no Egito é ainda mais surpreendente. Isso parece comprovar que o original tenha sido provavelmente escrito décadas antes", escreveu Burk em seu blog.

Segundo o site "The BLAZE", o fragmento foi mencionado pela primeira vez por estudiosos em fevereiro de 2012, mas os detalhes estão emergindo agora, à medida que sua data de publicação se aproxima.

veja também