Pastor Bruno dos Santos avalia testemunho de mulher que diz ter ido ao inferno: "Será sempre subjetivo"

Polêmico, o testemunho da pastora Yonara Santo traz "relatos", como o de ter visto líderes religiosos no inferno e também de ter encontrado Jesus Cristo em outra ida ao Céu.

fonte: Guiame

Atualizado: Terça-feira, 7 Abril de 2015 as 9:34

Pastor Bruno dos Santos é formado em Teologia e pastoreia a Igreja Apostólica Vida Nova
Pastor Bruno dos Santos é formado em Teologia e pastoreia a Igreja Apostólica Vida Nova

Na última segunda-feira (6), foi ao ar a edição do programa "Superpop" (RedeTV!) com a participação da pastora Yonara Santo, que afirma "ter ido ao inferno 15 vezes" e "ao céu 7 vezes".

Quando questionada sobre a semelhança de seu testemunho com a norte-americana Mary K. Baxter - autora do livro "Divina Revelação do Inferno" - Yonara tentou se justificar, afirmando que quando teve tal experiência ainda não sabia da existência de qualquer testemunho como este.

"Quando eu passei por esta experiência, eu não tinha conhecimento de que alguém tinha ido ao inferno. Eu não estaria copiano. Na realidade, eu tinha acabado de me converter e, por algumas experiências, eu recebo do Senhor uma missão de que eu fui chamada para ter alguns arrebatamentos e que eu deveria ter um preparo para isso", disse.

A pastora também afirmou ter visto líderes religiosos, como o papa João Paulo II e Chico Xavier, além de pastores.

"Eu vi [no inferno] um vale somente daqueles que estavam na igreja. Um vale dos pastores, missionários, diáconos, falsos profetas, aqueles que estavam na casa de Deus e não andaram de conformidade com a Palavra.

Também convidado a participar desta edição do programa, o Pastor Bruno dos Santos destacou o perigo de transformar experiências pessoais do âmbito espiritual em doutrinas.

"Não podemos colocar a Escritura Bíblica junto com a experiência pessoal. A experiência que a pastora teve - com todo respeito à experiência dela - será sempre subjetiva. Ela nunca pode basear a experiência que ela teve na Escritura Sagrada. É uma experiência que serve para ela, mas não dá para pautar", alertou.

"Apesar de a Bíblia, por exemplo, revelar a ideia do inferno, ela não nos explica exatamente o que é o inferno. É como se diz na Teologia: é uma verdade revelada, mas não explicada. Isto fica como mistério da fé".

Clique no vídeo abaixo para conferir a edição do programa:

Teólogo, Bruno dos Santos formulou um estudo sobre o assunto, que pode responder a muitos questionamentos que surgem diante de testemunhos como o da pastora Yonara.

Confira o texto completo logo abaixo:

UMA PALAVRA A RESPEITO DO INFERNO

A realidade da “Doutrina do Inferno” está nas Escrituras: _"Não tenham medo dos que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Antes, tenham medo daquele que pode destruir tanto a alma como o corpo no
inferno.”_ (MT 10:28)

Nestes infernos imaginários Satanás jamais sofre; ao contrário, ele conta com um "Centro de Divertimento", onde ele e seus demônios deleitam-se com a desgraça alheia . O apóstolo João, porém, diz que Satanás, ao invés de ter um "centro de divertimento", será atormentado pelos séculos dos séculos (Apocalipse 20:10).

VISÕES POPULARES SOBRE O INFERNO:

Dante Alighieri escreveu entre 1303 e 1321 um livro chamado de Divina Comédia. É um poema de alegorias que fala do Inferno, Purgatório e Paraíso. Ele também divide estes espaço em círculos, encontra pessoas famosas, e narra o que acontece nesses lugares.

Mary Baxter escreveu A Divina Revelação do Inferno. Foi publicada originalmente em inglês em 1993, nos Estados Unidos e tem sido desde então um best seller de vendagem por lá. A autora, Mary K. Baxter, é ministra da Igreja Nacional de Deus, em Washington, EUA. Segundo relata, começou a ter "visões" de Deus na década de 60, em Michigan, mas foi em 1976, que Jesus teria aparecido para ela, na forma humana, em sonhos, visões e revelações, durante quarenta noites e mandou-a transmitir as
profundezas, degradações e tormentos das almas perdidas no inferno (pp. 183, 184).

*O AMOR DE DEUS EXIGE UM INFERNO.
O amor verdadeiro não pode forçar ninguém à amá-lo. Um amor forçado não é amor é violência. Portanto o amor de Deus nos dá o direito da liberdade de escolha. Se o inferno não existisse como possibilidade teríamos que anular o amor de Deus. Pois os que não O desejam, necessitam de um lugar para viver longe de Deus. Já que ninguém pode ser forçado à ir para o céu, é necessário um lugar,
um ambiente onde a presença de Deus se faz nula.

*A JUSTIÇA REAL (ETERNA / DIVINA) EXIGE UM INFERNO.
Sabemos que nem toda a justiça é possível durante a existência de uma pessoa. Muitas pessoas más morreram impunimente. Trouxeram inúmeros sofrimentos, e jamais prestaram contas à uma justiça humana.
Mas se há um justiça real (eterna/divina) então o inferno é este lugar de castigo para pessoas perversas como Stalin ou Hitler.

NÃO SERIA UM EXAGERO UM CASTIGO ETERNO POR UM ERRO TEMPORAL?
Pecado não é o que você faz no tempo, mas aquilo que você faz contra Deus, e Deus é eterno! O castigo por algo que fazemos contra Deus é eterno, pois todo pecado é primeiramente contra Ele. Não é "o quê”
fizemos, mas contra "quem" fizemos. Obs. (A idéia de eternidade pode estar relacionada com o resultado do castigo e não com a duração. A aniquilação é permanente, o fogo é eterno)

SE TODOS GOSTAM DE CRER NO CÉU, COMO O CÉU PODE EXISTIR SEM UM INFERNO?
Levar alguém que não crê em Deus, que não gosta de Deus, que não suporta Deus para o mesmo lugar que todos que gostam, é transformar a vida desta pessoa em um “inferno”. O Inferno existe como
contra-ponto do céu.

MAS COMO ALGUÉM PODE SER FELIZ NO CÉU, SABENDO QUE PESSOAS ESTÃO SOFRENDO NO INFERNO?
Da mesma maneira que podemos ser felizes comendo, sabendo que muitas pessoas passam fome, desde que tenhamos tentado alimentá-los um dia.

PORQUE DEUS PERMITE QUE SUAS CRIATURAS VÃO PARA O INFERNO? PORQUE DEUS AS CRIOU?
Inexistir não é melhor do que existir e ir para o inferno. A inexistência não pode ser considerada uma opção melhor do que qualquer tipo de existência, pois a inexistência é “nada”. Num jogo de decisão de futebol, todos sabem que um dos times perderá, mas todos decidem entrar no jogo. Porque cremos que é melhor jogar apostando a oportunidade de ganhar, do que não tentar nada.

"O INFERNO AINDA NÃO FOI INAUGURADO”
A Palavra Hades inúmeras vezes traduzida por inferno é na verdade “lugar dos mortos" ou “sepultura". - Sheol, Tártaro, Abismo são referencias para inferno. A Bíblia, absolutamente não relata nenhum caso de alguém que foi ao inferno e voltou. Ainda sim, se alguém fosse até lá, não teria visto pessoas naquele lugar:

*QUEM VAI INAUGURAR O INFERNO É A BESTA E O FALSO PROFETA. _”Mas a besta foi presa, e com ela o falso profeta que havia realizado os sinais miraculosos em nome dela, com os quais ele havia enganado os que receberam a marca da besta e adoraram a imagem dela. Os dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre.” _(AP 19:20)

*O DIABO, FUTURAMENTE SERÁ LANÇADO NO INFERNO. _"O diabo, que as enganava, foi lançado no lago de fogo que arde com enxofre, onde já haviam sido lançados a besta e o falso profeta. Eles serão atormentados dia e noite, para todo o sempre." _(AP 20:10)

*QUEM MANDA NO INFERNO? DEUS. - QUAL É O LUGAR DE HABITAÇÃO DO DIABO? TERRA
_"pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.” _(EF 6:12) _"nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência."_ (EF 2:2)

_"O grande dragão foi lançado fora. Ele é a antiga serpente chamada diabo ou Satanás, que engana o mundo todo. Ele e os seus anjos foram lançado à terra."_ (AP 12:9)

"_Portanto, celebrem, ó céus, e os que neles habitam! Mas, ai da terra e do mar, pois o diabo desceu até vocês! Ele está cheio de fúria, pois sabe que lhe resta pouco tempo"._ (AP 12:12)

*Jó cita o Diabo numa reunião celestial Jó 1:6

UMA PALAVRA A RESPEITO DO CÉU
Como será o Paraíso com base nas descrições bíblicas? _"Então vi um novo céu e uma nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra tinham passado; e o mar já não existia. Vi a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, preparada como uma noiva adornada para o seu marido. Ouvi uma forte voz que vinha do trono e dizia: "Agora o tabernáculo de Deus está com os homens, com os quais ele viverá. Eles serão os seus povos; o próprio Deus estará com eles e será o seu Deus. Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou. Aquele que estava assentado no trono disse: "__ESTOU FAZENDO NOVAS TODAS AS COISAS__! " E acrescentou:

"Escreva isto, pois estas palavras são verdadeiras e dignas de confiança”. _(AP 21:5)

_“A antiga ordem já passou - Estou fazendo novas todas as coisas”_

DEUS ESTÁ FAZENDO NOVA TODAS AS COISAS E NÃO TODAS AS COISAS NOVAS.
As marcas do pecado serão removidas. O corpo muda e a nossa relação com ele, mas nossa mente, consciência e personalidade continuam as mesmas. Poderemos lembrar, porem sem a limitação física de nossos corpos carnais em todos os sentidos.

Nos amaremos plenamente como irmãos.

Teremos amizades plenas.

Teremos uma mente plena e um físico pleno. etc

Este estado de plenitude das coisas, da percepção e da presença de Deus é o que a Bíblia chama de Céu.

Usaremos plenamente nossos corpos, nossa mente e nosso espírito no céu. Estudiosos afirmam que o governo pleno de Deus levará a humanidade para uma existência sem queda em nenhuma área. Uma
realidade purificada.

O máximo de conhecimento.

O máximo de espiritualidade.

O máximo de aproveitamento dos recursos.

Uma sociedade avançadíssima (sem o lado escuro da força)

UMA CIDADE CELESTIAL…
Qualquer pessoa quando muda para uma casa nova, sente-se feliz, realizada, pois o que ela planejou durante anos tornou-se realidade. Muito mais maravilhoso é saber que uma cidade dessa magnitude, nos aguarda, uma cidade preparada pelo Senhor Deus. Cidade que tem sua Glória, para um dia ser nosso lar por toda a Eternidade.

No livro de Apocalipse, o Apóstolo João, descreve a Jerusalém Celestial, revelada por Deus. Uma cidade cuja beleza nunca vista antes, e ainda com a Glória de Deus. O apóstolo relata sua grandeza e
descreve os materiais empregados em sua construção. Tanto as pedras preciosas, como o ouro, sendo este último material encontrado em abundância na construção da cidade, das praças e pavimentação das
casas. AP 21:10

_10 Ele me levou no Espírito a um grande e alto monte e mostrou-me a Cidade Santa, Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus. 11 Ela resplandecia com a glória de Deus, e o seu brilho era como o de uma jóia muito preciosa, como jaspe, clara como cristal._

UMA CIDADE BRILHANTE, RESPLANDECENTE, GLORIOSA E FLUTUANTE.
_12 Tinha uma grande e alta muralha com doze portas e doze anjos junto às portas. Nas portas estavam escritos os nomes das doze tribos de Israel. 13 Havia três portas ao oriente, três ao norte, três ao sul e três ao ocidente. 14 A muralha da cidade tinha doze fundamentos, e neles estavam os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro._

UMA CIDADE MURADA, FUNDAMENTADA NA PALAVRA E NA HISTÓRIA.
_15 O anjo que falava comigo tinha como medida uma vara feita de ouro, para medir a cidade, suas portas e seus muros. 16 A cidade era quadrangular, de comprimento e largura iguais. Ele mediu a cidade com a vara; tinha dois mil e duzentos quilômetros de comprimento; a largura e a altura eram iguais ao comprimento._

UMA CIDADE QUADRADA PERFEITA. UM CUBO GIGANTESCO.
2.200.000 metros de comprimento.

2.200.000 metros de largura.

2.200.000 metros de altura.

Cabe muita casa: Bem disse Jesus: _“Na casa de meu Pai há muitas moradas...”_ (Jo.14:1-3). Exatamente como o Santo dos Santos do tabernáculo (muito paralelo a visão do templo de Ezequiel Cap. 47)

_17 Ele mediu a muralha, e deu sessenta e cinco metros de espessura, segundo a medida humana que o anjo estava usando. 18 A muralha era feita de jaspe e a cidade de ouro puro, semelhante ao vidro puro. 19 Os fundamentos das muros da cidade eram ornamentados com toda sorte de pedras preciosas. O primeiro fundamento era ornamentado com jaspe; o segundo com safira; o terceiro com calcedônia; o quarto com esmeralda; 20 o quinto com sardônio; o sexto com sárdio; o sétimo com crisólito; o oitavo com berilo; o nono com topázio; o décimo com crisópraso; o décimo primeiro com jacinto; e o décimo segundo com ametista._

UMA CIDADE ONDE VALORES MATERIAIS NAO TEM VALOR COMERCIAL.
Todos terão as maiores riquezas materiais debaixo de seus pés. Apenas as coisas espirituais terão valor. A abundância de recursos mostra que as relações de nossa sociedade celestial será idealizada
pelo amor verdadeiro (sem interesses)

_21 As doze portas eram doze pérolas, cada porta feita de uma única pérola. A rua principal da cidade era de ouro puro, como vidro transparente. 22 Não vi templo algum na cidade, pois o Senhor Deus
todo-poderoso e o Cordeiro são o seu templo._

UMA CIDADE ONDE NÃO HAVERÁ NECESSIDADE DE TEMPLOS.
A Espiritualidade será natural. Não adoramos em um lugar específico. A vida é o culto e o culto é a vida.

_23 A cidade não precisa de sol nem de lua para brilharem sobre ela, pois a glória de Deus a ilumina, e o Cordeiro é a sua candeia. 24 As nações andarão em sua luz, e os reis da terra lhe trarão a sua
glória. 25 Suas portas jamais se fecharão de dia, pois ali não haverá noite. 26 A glória e a honra das nações lhe serão trazidas. 27 Nela jamais entrará algo impuro, nem ninguém que pratique o que é
vergonhoso ou enganoso, mas unicamente aqueles cujos nomes estão escritos no livro da vida do Cordeiro._

UMA CIDADE ORGANIZADA PELO TRABALHO E ILUMINADA PELA GLÓRIA DE DEUS. MAS RESTRITA NA SUA ENTRADA.
Que atividades os salvos terão no céu? O profeta Isaias escreveu:_

"Eles edificarão casas, e nelas habitarão; plantarão vinhas, e comerão do seu fruto. Não edificarão para que outros habitem; não plantarão para que outros comam; porque a longevidade do Meu povo será
como a da árvore, e os Meus eleitos desfrutarão de todo as obras das suas mãos"_ (ISAÍAS 65:21 E 22).

Há um livro de entrada, não existe um acesso universal.

O NOSSO VISTO CELESTIAL
Todos nós sabemos que há grandes restrições para que alguém entre nos Estados Unidos da América. É preciso que a pessoa obtenha visto do governo norte-americano para ali ingressar e são várias as modalidades de visto. Sem visto não há lugar nenhum preparado para aquele que quiser entrar.

Pois é exatamente o que ocorre com a Nova Jerusalém. Jesus afirmou que a cidade já existia, que tinha muitas moradas, mas o lugar ainda não estava preparado, porque não havia como o ser humano conseguir ali entrar. (Lc 2:35)

Não admira que Paulo tenha dito: “_As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que O amam." _(1 CO 2:9).

Por Bruno dos Santos

veja também