Pastor ensina a criar rotina de culto em família de 5, 15 ou 30 minutos

Jason Helopoulos lembrou da importância da adoração familiar e mostrou que não é algo difícil de fazer.

Fonte: Guiame, com informações de The Gospel Coalition Atualizado: terça-feira, 4 de outubro de 2022 às 19:14
Jason Helopoulos lembrou da importância da adoração familiar. (Foto: Imagem ilustrativa/Unsplash/Priscilla Du Preez).
Jason Helopoulos lembrou da importância da adoração familiar. (Foto: Imagem ilustrativa/Unsplash/Priscilla Du Preez).

Jason Helopoulos, pastor da University Reformed Church em East Lansing, nos Estados Unidos, ensinou como as famílias podem criar uma rotina de culto doméstico em seus lares.

Segundo Jason, o culto familiar, uma prática histórica da igreja protestante, é um dos hábitos da vida cristã e seus benefícios são eternos.

“A Palavra e a oração são os meios que Cristo emprega para abençoar e ministrar ao seu povo. O culto familiar estruturado busca diariamente encontrar Cristo por esses meios de graça – juntos”, explicou o pastor, em artigo recente para o The Gospel Coalition.

Helopoulos observou que a adoração familiar é importante e não é difícil de fazer. “Termine o jantar, limpe a mesa, vá para a sala, abra a Bíblia, leia uma pequena seção e ore. Mantenha isso breve. Não precisa ser intimidante, não precisa ser difícil”, ensinou.

O líder deu sugestões de como realizar o culto doméstico, de acordo com o tempo disponível da família.

5 minutos de oração

Para dias corridos em que o tempo é limitado, Jason aconselhou reunir a família para orarem juntos por cinco minutos.

“Peça a todos que compartilhem uma coisa pela qual foram gratos no dia ou um pedido que gostariam que outro orasse por eles. E então ore. Mesmo cinco minutos diante do trono de Deus importa. O tempo em oração nunca é desperdiçado”, afirmou.

Porém, o pastor pondera que esse estilo de adoração não é ideal para uma rotina regular. 

“Mas algo é melhor do que nada. Há algumas noites em que cinco minutos é tudo o que temos em termos de energia, paciência ou tempo. Lembre-se, este é um meio de graça, não um fardo”, disse.

Modelo ideal: oração, Palavra e louvor

De acordo com Helopoulos, o modelo ideal de culto doméstico dura de 10 a 15 minutos, com oração, Palavra e louvor. 

Para famílias com crianças pequenas, o pastor sugere uma história bíblica durante cinco minutos, orar por alguns minutos e louvar por dois minutos. “As narrativas se conectam com as crianças – elas adoram histórias”, lembra ele.

O pastor ensina que todos da família podem apresentar pedidos de oração e orar um pouco, até mesmo crianças de 2 anos, com suas próprias palavras.

Para a doração, Jason recomenda cantar canções infantis com as crianças e louvores congregacionais conhecidos.

Culto com discussão

Para famílias mais experientes, em idade e em experiência de adoração familiar, o líder sugere cultos estendidos, de 15 a 20 minutos, com espaço para discussão de passagens bíblicas.

“Faça perguntas apropriadas à idade e permita que a discussão aconteça. Dê aos seus filhos a oportunidade de fazer perguntas também”, comentou.

“Tenha certeza, você não precisa ter todas as respostas. Na verdade, é revigorante para as crianças quando o pai ou a mãe dizem: ‘Não tenho certeza de como responder a isso, mas vou dedicar um tempo para estudá-lo e responderr’. Seus filhos se beneficiarão ao saber que você leva as perguntas deles a sério”.

Nesse formato de culto, também é possível acrescentar diferentes tipos de orações: de adoração, confissão de pecado, ação de graças e intercessão.

“Em nossa família, muitas vezes selecionamos diferentes países para orar – cada pessoa ora por oportunidades para a igreja e o Evangelho naquele país”, exemplificou Jason.

Acrescentando memorização ao culto doméstico

Outra opção apontada pelo pastor é o culto familiar de 20 a 30 minutos, com tempo para memorização de versículos da Bíblia.

“Memorizar a Palavra permite a meditação. E a meditação na Palavra leva a ser moldado pela Palavra”, esclareceu ele.

O líder afirmou que esse modelo mais estendido não deve ser adotado para a rotina diária, já que pode tornar o momento cansativo.

E concluiu: “Nenhuma prática em sua casa será mais benéfica para sua família do que o culto diário em família. Os cristãos adoram; isso é o que fazemos. Como família cristã, é isso que queremos fazer. Tente”.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições