Pastores expressam seu luto pelo falecimento do Reverendo Enéas Tognini: "Um exemplo"

Líderes cristãos de diversas denominações publicaram breves notas nas mídias sociais e prestaram suas homenagens ao pastor que teve grande contribuição na história da Igreja Protestante no Brasil.

fonte: Guiame

Atualizado: Quinta-feira, 10 Setembro de 2015 as 2:27

Fundador da Igreja Batista do Povo e da Convenção Batista Nacional, Enéas Tognini ajudou a escrever a história da Igreja Protestante no Brasil. (Foto: Igreja Batista do Povo)

Na madrugada da última quarta-feira (9), faleceu, aos 101 anos, o fundador da Igreja Batista do Povo, da Convenção Batista Nacional e do Seminário Teológico Batista Nacional, pastor Enéas Tognini. A notícia gerou comoção entre cristãos de todo o Brasil, que expressaram seu luto, com notas de pesar e enviaram mensagens de apoio à família líder centenário.

Líderes cristãos de diversas denominações também publicaram breves notas e prestaram suas homenagens ao pastor que teve grande contribuição na história da Igreja Protestante no Brasil.

Tal participação foi reconhecida pelo líder da Igreja O Brasil para Cristo, pastor Roberto de Lucena.

"Com grande pesar recebo a notícia do falecimento do Reverendo Enéas Tognini, fundador da Igreja Batista do Povo, em São Paulo, líder maior da Convenção Batista Nacional e Presidente da Sociedade Bíblica do Brasil. É reconhecido um dos maiores responsáveis pelo movimento de renovação espiritual da Igreja Evangélica Brasileira. Um exemplo! Que Deus conforte toda família, ovelhas e amigos", postou em sua página oficial do Facebook.

O pastor Marco Feliciano também destacou a participação de Tognini no movimento de renovação espiritual da Igreja Evangélica no Brasil.

"Os céus receberam em festa dia 9 de setembro, aos 101 anos de idade, em São Paulo, o Rev Enéas Tognini, fundador da Igreja Batista do Povo e do Seminário Teológico Batista Nacional. Ele foi um dos maiores responsáveis pelo movimento de renovação espiritual da Igreja Evangélica Brasileira e pela criação da Convenção Batista Nacional. Que Deus conforte sua família e o seu rebanho", destacou.

Em uma discreta, porém não menos sincera homenagem, o fundador da Igreja Bola de Neve fez coro com Feliciano e destacou a festa com que Tognini deve ter sido recebido nos céus.

"O céu hoje, recebeu com honras militares, um grande homem de Deus e um dos maiores líderes da História da Igreja Brasileira, Pr. Éneas Tognini, aos 101 anos. Que o Senhor abençoe e console seus familiares e amigos", escreveu.

Já o presidente da Igreja Batista do Povo, pastor Jonas Neves ressaltou a vida de dedicação ao ensino e pregação do Evangelho que o Reverendo Enéas levou.

"Cento e um anos, quatro meses e vinte dias de vida terrena. Mais que um pregador, mestre, evangelista, escritor ou pastor um exemplo para qualquer um que queira servir ao Senhor Jesus com inteireza de coração e pureza de alma", declarou.

Pastor Jonas também ressaltou o respeito com que Tognini aceitou ser pastoreado e o citou como um homem que transmitia amor e ética.

"Tendo-o como nosso pastor emérito fui honrado com o privilégio de pastoreá-lo e de compartilhar o mesmo púlpito nos últimos dezesseis anos. Que ovelha! Incomparável. Homem amoroso, dócil, zeloso em todas as coisas, ético em todo o seu procedimento, amigo e companheiro fidelíssimo a quem quero honrar sempre tentando imitar no meu procedimento", relatou.

"Nós, que aqui ficamos e fomos por ele abençoados, daremos prosseguimento à gloriosa e imortal mensagem de Renovação Espiritual que dele aprendemos. A Deus, o nosso Pai, apresentamos a nossa gratidão por ter-nos dado um irmão mais velho que andou tão pertinho dEle e nos ensinou a trilhar pelo mesmo caminho".


Informações
Nesta quinta-feira (10), realizou-se um culto fúnebre, às 13h, na Igreja Batista do Povo e o sepultamento deve acontecer logo mais, às 15h, no Cemitério São Paulo (Rua Cardeal Arcoverde, n. 1250, Pinheiros - SP).

 

veja também