"Pela graça de Deus, a dor pode ter um propósito", diz pastor Rick Warren

"O que alivia a dor e ajuda-nos a continuar, quando estamos sofrendo e queremos desistir? A Graça de Deus", afirmou Warren em sua mensagem mais recente.

fonte: Guiame, com informações do Christian Post

Atualizado: Sexta-feira, 18 Março de 2016 as 10:40

Pastor Rick Warren é líder da Igreja Saddleback, na Califórnia, idealizador do Ministério Propósitos e autor do best-seller "Uma Vida Com Propósitos". (Imagem: Reprodução / Youtube)
Pastor Rick Warren é líder da Igreja Saddleback, na Califórnia, idealizador do Ministério Propósitos e autor do best-seller "Uma Vida Com Propósitos". (Imagem: Reprodução / Youtube)

Embora muitos cristãos possam acreditar que a sua dor é insuportável, eles devem lembrar que toda dor tem um propósito pela graça de Deus. Foi o que afirmou o pastor Rick Warren em uma de suas mensagens nesta semana.

Warren, que lidera a Igreja Saddleback, no Condado de Orange, na Califórnia, escreveu que toda dor pode ter um propósito, se baseando em 2 Coríntios 12:9, que afirma: "A minha graça te basta, porque o meu poder é maior quando você é fraco".

"O que alivia a dor e ajuda-nos a continuar, quando estamos sofrendo e queremos desistir? A Graça de Deus", afirma Warren em sua mensagem, postada no dia 16 de março.

O pastor continuou, dizendo que, quando os cristãos entregam suas lutas nas mãos de Deus, Ele vai responder de uma das duas maneiras: 'Ele irá remover a dor ou dar-lhe as forças para lidar com ela'.

"Nós não tendemos a gostar da segunda opção", Warren observa, acrescentando que os cristãos "querem que Deus remova instantaneamente qualquer dor com as qual estejamos lidando".

Warren acrescenta que, às vezes, Deus não remove a dor e toma esta decisão com um propósito: "para que possamos aprender alguma coisa importante".

"[Deus] pode nos ensinar muito mais através da dor, que através do conforto", enfatiza o pastor.

Enquanto muitos cristãos tentam lidar com situações difíceis por conta própria, tudo que eles precisam fazer é humilhar-se e pedir a Deus por sua graça. Em última análise, passar por momentos difíceis, será muito mais fácil com a ajuda de Deus, escreve Warren.

"Quando a graça de Deus se encontra com você nos mais profundos, mais sombrios lugares de sua vida, você percebe que nada - nenhum problema, crise, nada - pode devastar sua vida. Você sabe que você pode lidar com qualquer coisa com a
ajuda de Deus", disse o pastor.

Warren escreve ainda lembrou graça de Deus ajuda os cristãos a lidar, não apenas com a dor, mas também com a culpa. Em uma postagem de 14 de março, o pastor escritor dize que o sentimento de culpa é uma emoção humana básica, natural, que é causada pelo pecado.

"Esta é a verdade mais básica do cristianismo: Jesus Cristo já pagou por seus pecados. Você só precisa aceitá-la porque Jesus morreu por nós, que estamos livres da condenação, preocupação e morte", Warren continua. "Mesmo se não houvesse a eternidade, ainda valeria a pena tornar-se um seguidor de Jesus, para conseguir escapar da culpa".

Uma das coisas mais importantes para se lembrar sobre a graça de Deus é que ela é para todos, observou Warren em uma mensagem na semana passada, dizendo que o amor de Deus "não escolhe seus favoritos".

"Independentemente do seu status, seu dinheiro e os pecados que cometeu, Deus ama você", diz o pastor da mega-igreja.
"Quando a Bíblia diz que a graça de Deus está disponível para todos, o faz sem condições prévias. Isso significa que a graça de Deus está disponível para você se você é um freqüentador assíduo da igreja, um novo convertido, rico, pobre, alto, baixo ou se em algum lugar entre isso tudo. A graça de Deus está disponível para você pela fé".

Restauração pela graça
Recentemente, o pastor Rick Warren voltou a comentar sobre a dor que sentiu e ainda sente pelo suicídio de seu filho, Mathew.

"Foi o pior dia da minha vida e eu ainda lamento todos os dias por causa da permanência da sua decisão de tirar sua própria vida", diz Warren.

Warren usou seu testemunho e a história de seu filho para aconselhar as pessoas que já pensaram em suicídio e alertar que a decisão de tirar a própria vida é uma "solução permanente para um problema temporário".

Pastor Rick Warren é líder da Igreja Saddleback, na Califórnia, idealizador do Ministério Propósitos e autor do best-seller "Uma Vida Com Propósitos".

veja também