Por que Jacó foi ferido por Deus em Peniel? Pastor Roberto de Lucena explica em ministração

Roberto de Lucena falou sobre a "briga" entre Jacó e Deus em uma ministração na Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério de Santos, no dia 4 de abril de 1998.

fonte: Guiame

Atualizado: Quinta-feira, 30 Julho de 2015 as 2:34

 

Jacó chamou àquele lugar Peniel, pois disse: "Vi a Deus face a face e, todavia, minha vida foi poupada". Ao nascer do sol atravessou Peniel, mancando por causa da coxa. (Gênesis 32:30-31)
 
Com esse trecho bíblico, o pastor Roberto de Lucena iniciou sua mensagem ministrada na Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério de Santos, no dia 4 de abril de 1998 – mas que ecoa até hoje. No início da pregação, Lucena ilustrou uma situação. Imagine um homem saindo de Jaboque, passando por Peniel todo machucado, arrastando a perna. Imagine também se você encontrasse Jacó, aquele homem.
 
– "O que aconteceu, irmão Jacó?"
– "Eu tive um encontro com Deus", respondeu ele.
– "Mas você teve um encontro com Deus e está machucado, com a roupa rasgada, todo sujo. Pensei que encontro com Deus não fosse assim, que não precisasse cair, bater palma, ou se alegrar".
– "Tive um encontro com Deus, mas não me chamo mais Jacó. Nesse encontro ele mudou meu nome."
 
Algumas coisas acontecem quando nós temos um encontro com Deus, uma delas é a mudança de nome. Foi assim com Abraão, que antes era Abrão. Foi assim também com Pedro, que antes era Simão, e Paulo, que antes era Saulo. Foi assim com Jacó, nome que significava "trapaceiro". Mas Deus foi com a cara de dele. 
 
Cada um de nós tem pelo menos três nomes. Há um nome que você vai receber quando entrar no céu, o novo nome. Há um nome que seus pais escolheram para você. Mas tem um nome que só você, Deus e o espelho de seu banheiro sabem qual é. Quantas vezes o espelho diz coisas que você não gosta de ouvir? Todo mundo te chama de santo, te admira, você é respeitado, mas o espelho não te respeita. Ele sabe se você é fiel ou não é.
 
Mas nesse Jaboque que você se encontra hoje, Deus vai mudar esse nome. Você vai olhar no espelho e quando ele falar, o sangue de Jesus irá falar mais alto que a voz do espelho: 'Eu já paguei o preço para que você tenha um nome proclamado diante de Deus'. Quem entrou com o nome de fraco, Jesus fará forte, quem entrou com o nome vazio, Jesus fará cheio, quem entrou pecador, Jesus fará santo.
 
Por que Jacó foi ferido por Deus?
 
A teologia diz que o próprio Jesus veio lutar com Jacó, mesmo ele pensando que fosse o inimigo. E por quê Deus ira perder tempo em brigar com Jacó? Porque Jacó era um investimento de alto risco de Deus: podia dar ou não dar certo. Deus não queria Jacó, ele queria o Israel que tinha dentro de Jacó. Jaboque foi uma mesa de cirurgia do céu, onde Deus arrancou os rumores de Jacó de dentro de Israel. Você é um investimento de alto risco para Deus, que pode ou não dar certo. Isso não depende do diabo, nem de Deus, apenas de você.
 
Quando Deus feriu a coxa de Jacó, Ele não queria que Israel saísse com a perna do Jacó carnal. Deus não quer que o seu Israel espiritual ande na perna da carne, na segurança da reputação, do nome, financeira. Aquela perna tinha proporcionado que ele fugisse de Esaú por 20 anos. Agora ele não podia fugir nem de uma criança, ele dependia da proteção de Deus. Então ele chegou no ponto certo, onde Deus o queria.
 
Moisés não foi impedido de entrar na terra prometida porque pecou, ou pelo pecado do povo. Mas sim porque para eles, Moisés era a perna da carne. Eles tinham a convicção: Moisés está na frente, vai dar tudo certo. A hora que faltar pão, carne ou água, ele ora e vem. Então Deus resolveu cortar a perna, levantou Josué e disse: vai na frente para que o povo saiba que não é por homens, mas a perna da bênção de Deus se chama Jesus Cristo.
 
Assista a pregação completa:
 

veja também