"Quer ser perdoado? Então esteja disposto a perdoar", diz Rick Warren

Autor do conhecido livro "Uma Vida com Propósitos", Rick Warren disse que existem três razões principais pelas quais é preciso perdoar: "porque Deus nos perdoa, porque o perdão beneficia a nossa saúde pessoal e porque precisamos de perdão todos os dias".

fonte: Guiame, com informações do Christian Post

Atualizado: Terça-feira, 21 Junho de 2016 as 12:11

Pastor Rick Warren é líder da Igreja Saddleback, na Califórnia, idealizador do Ministério Propósitos e autor do best-seller "Uma Vida Com Propósitos". (Imagem: Reprodução / Youtube)
Pastor Rick Warren é líder da Igreja Saddleback, na Califórnia, idealizador do Ministério Propósitos e autor do best-seller "Uma Vida Com Propósitos". (Imagem: Reprodução / Youtube)

O perdão é um estilo de vida, precisamos praticar todos os dias, disse o Pastor Rick Warren.

Warren, que lidera a Igreja Saddleback, no condado de Orange, na Califórnia (EUA), disse em seu devocional diário, que existem três razões principais pelas quais nós, como cristãos precisamos perdoar: "porque Deus nos perdoa, porque o perdão beneficia a nossa saúde pessoal e porque precisamos de perdão todos os dias".

O pastor começou a explicar os três principais pontos de sua reflexão, lembrando a forma como Deus expressou o seu perdão pelos pecados da humanidade, enviando seu filho Jesus para morrer por todos os pecadores.

"A primeira razão para praticar o perdão é porque Deus perdoou os nossos pecados, quando ele enviou o seu único filho para morrer na cruz e ressuscitar. Assim como o rei perdoa seu servo de sua dívida em Mateus 18, Deus enviou Jesus Cristo para pagar a sua dívida", explicou Warren.

"Tudo o que você já fez de errado em sua vida já foi pago. Ele já pagou o seu tempo de prisão. Ele tomou as suas ofensas e pagou o salário do pecado. Jesus Cristo morreu por todos os seus pecados", acrescentou.

Autor do sucesso literário já traduzido em diversas línguas "Uma Vida com Propósitos", Warren também lembrou que guardar ressentimentos traz malefícios à saúde e acaba se tornando um tipo de "auto-tortura".

"Sempre que você está ressentido, isto dói mais em você que na pessoa com a qual você está magoado. Na verdade, enquanto você ainda está se preocupando com algo que aconteceu anos atrás, a outra pessoa talvez até já tenha se esquecido daquele episódio! O seu passado é passado e ele não pode ferí-lo mais, a menos que você o mantenha assim segurá-lo", explicou o pastor.

Por último, o líder cristão explicou que é importante perdoar, porque é uma ordenança e temos que praticá-la diariamente, porque nós também iremos precisar ser perdoados algum dia.

"Nós não podemos receber o que não estamos dispostos a dar. Você quer ser perdoado? A Bíblia diz que você precisa perdoar", escreve Warren.

Rick Warren concluiu a sua mensagem, incentivando a todos os cristãos para fazerem do perdão, um estilo de vida. Ele explicou que o ato do perdão não é "apenas algo que você faz uma vez. Você precisa decidir pelo perdão todos os dias de sua vida. Você tem que pedir perdão. Você tem que aceitar o perdão de Deus e dos outros e precisa liberar perdão".

"O perdão deve ser contínuo, deve ser apreciado e empregado", Warren acrescentou.


"Perdoar ou esquecer"

Warren falou sobre o tema do perdão várias vezes no passado, explicando em um devocional do início deste ano que, embora Deus nos peça para perdoar aqueles que nos ofenderam, isso não significa necessariamente que temos de esquecer completamente o que nos feriu.

O pastor lembrou que em vez de pedir a Deus que lave toda a dor causada por um delito, o foco deve estar em como Deus irá tratar essa situação e transformá-la algo de bom.

"Deus quer que você confie nEle e veja como Ele pode trazer de bom com ela. Isso é mais importante do que o esquecimento, porque então você poderá agradecer a Deus pelo bem que Ele trouxe de fora. Você não poderia agradecer a Deus por coisas que você já se esqueceu", explica Warren.

Na ocasião, Warren apontou para Romanos 8:28, lembrando que Deus vai ajudar aqueles que confiam nEle a encontrar o bem em todas as situações.

"Deus diz que vai trabalhar para o bem, até mesmo nas coisas ruins da vida, se você vai confiar nEle", explicou.

veja também