Representante da revolução pacífica na Alemanha, Pr. Christian Führer falece aos 71 anos

fonte: Guiame

Atualizado: Terça-feira, 1 Julho de 2014 as 11:04

Representante da revolução pacífica na Alemanha, Pr. Christian Führer morre aos 71 anosFaleceu na última segunda-feira, 30/06, aos 71 anos, o pastor Christian Führer - um dos mais importantes ativistas da revolução pacífica de 1989, na ex-Alemanha Oriental. Ele estava internado no hospital universitário da cidade de Leipzig, devido a uma doença grave, segundo um porta-voz da cidade.

Ex-pastor da Igreja de São Nicolau, Führer deu início nos primeiros anos da década de 1980 às "orações pela paz", que resultariam na revolução pacífica e no fim da antiga República Democrática Alemã (RDA).

Após quase 25 anos do fato histórico, Christian Führer foi um dos homenageados pelo Deutscher Nationalpreis (Prêmio Nacional Alemão) na última semana. A premiação homenageia cidadãos que, de alguma forma mostraram "coragem revolucionária e renúncia à violência levaram à queda do regime RDA".

Devido à sua internação, o pastor não conseguiu ir à entrega do prêmio, em Berlim, mas sua filha, Katharina Köhler o representou recebendo a premiação.

"Sua coragem foi e é exemplar. A cidade tem muito que lhe agradecer", declarou o prefeito de Leipzig, Burkhar Jung.

Com informações da DW Notícias

veja também