"Você pode perdoar, mas é impossível esquecer", diz Pastor Rick Warren

Segundo o autor de "Uma Vida com Propósitos", enquanto a frase "perdoar é esquecer" torna-se popular, é "impossível" esquecer completamente uma ofensa que tenhamos sofrido.

fonte: Guiame, com informações do Christian Post

Atualizado: Terça-feira, 26 Abril de 2016 as 4:44

Pastor Rick Warren é líder da Igreja Saddleback, na Califórnia, idealizador do Ministério Propósitos e autor do best-seller "Uma Vida Com Propósitos". (Imagem: Reprodução / Youtube)
Pastor Rick Warren é líder da Igreja Saddleback, na Califórnia, idealizador do Ministério Propósitos e autor do best-seller "Uma Vida Com Propósitos". (Imagem: Reprodução / Youtube)

Embora a Bíblia incentive os cristãos a perdoar, não significa necessariamente que eles precisam se esquecer dos erros cometidos contra eles, escreveu o Pastor Rick Warren em uma de suas mensagens recentes.

Warren, que é o fundador e pastor titular da Igreja Saddleback, no condado de Orange, Califórnia (EUA), escreveu na última segunda-feira (25), lembrando que enquanto a frase "perdoar é esquecer" torna-se popular, é "impossível" esquecer completamente uma ofensa que tenhamos sofrido.

É inviável, Warren explica, porque "quando você está tentando esquecer, você está realmente focando a mesma coisa que você quer esquecer".

Na verdade, o pastor e escritor sugere que Deus não quer que você se esqueça do que aconteceu.

"Em vez disso, [Deus] quer que você confie nEle e veja como ele pode trazer coisas boas com essa situação. Isso é mais importante do que o esquecimento, porque então você pode agradecer a Deus pelo bem que isso te trouxe. Você não pode agradecer a Deus por coisas que você já se esqueceu", explica o pastor da mega-igreja.

Warren cita Romanos 8:28, explicando que o verso mostra que Deus vai fazer com que tudo "coopere para o bem daqueles que o amam".

"Ele lhe dá a paz em seu coração, que vem do saber que, mesmo se você não entender a dor em sua vida, você ainda pode perdoar, sabendo que Deus vai usar essa dor para o bem", acrescenta.

Em última análise, os cristãos não precisam esquecer as coisas ruins que aconteceram em sua vida. Em vez disso, eles só precisam de perdoar e deixar que Deus cuide do resto.

"Você apenas tem que perdoar e depois veja o que isto vai te trazer de bom", explica o pastor da Califórnia.


Perdão e restauração
Warren falou sobre o tema do perdão e esquecimento anteriomente, tempos depois que seu filho de 27 anos de idade, Matthew, cometeu suicídio em 2013. O rapaz sofreu por anos com a depressão.

O pastor evangélico e sua esposa, Kay, explicaram à CNN Piers Morgan em 2013 que relutaram em perdoar o homem que vendeu ilegalmente a arma usada por Matthew para cometer suicídio.

Warren disse que perdoar essa pessoa foi uma das coisas mais difíceis que ele teve que fazer, após a morte de Matthew "porque ele não queria perdoar o homem".

"Eu perdôo, em primeiro lugar, porque eu fui perdoado por Deus. Em segundo lugar, a falta de perdão me faz infeliz. E em terceiro lugar, eu vou precisar de mais perdão no futuro", explicou Warren sobre seu processo de pensamento.

 

veja também