10 pessoas morrem e 20 ficam feridas após atentado suicida no Paquistão

Analistas dizem que grupos paquistaneses esperam por patrocínio do Estado Islâmico e por isso querem "impressionar" o grupo terrorista, que tem sido responsável pela perseguição a centenas de milhares de cristãos no Oriente Médio e também na África.

Fonte: Guiame, com informações do Christian TodayAtualizado: sexta-feira, 23 de outubro de 2015 às 12:55
Soldado faz a segurança no terraço de prédio no Paquistão (Foto: Reuters)
Soldado faz a segurança no terraço de prédio no Paquistão (Foto: Reuters)

Pelo menos 10 pessoas morreram depois de um atentado suicida em uma mesquita xiita no Paquistão, na última quinta-feira (22).

Seis crianças foram mortas e pelo menos vinte pessoas ficaram feridas durante o ataque, ocorrido na cidade de Bhaag, segundo informou o ministro do Interior provincial, Mir Sarfaraz Ahmed Bugti.

Baluquistão - uma região no leste do Paquistão - tem sido sacudida pela violência separatista e o crescente sectarismo há quase uma década.

O homem-bomba responsável por este atentado mais recente estava uma burca que ia da cabeça aos pés, como se fosse uma mulher, para enganar os guardas, afirmou Bugti

Nenhuma grupo terrorista reivindicou a autoria do atentado até o momento.

A segurança foi reforçada em todo o Paquistão devido às festividades do Dia de Ashura. Reuniões públicas e manifestações estão previstas na maioria das cidades paquistanesas para esta sexta-feira e sábado, em memória à morte de Hussain, o neto do profeta Maomé.

Os temores de violência aumentaram este ano, depois que grupos dissidentes do Taliban prometeram lealdade ao Estado Islâmico, que tem repetidamente marcado muçulmanos xiitas como alvos. Analistas dizem que grupos paquistaneses esperam por patrocínio do Estado Islâmico e por isso querem "impressionar" o grupo terrorista, que tem sido responsável pela perseguição a centenas de milhares de cristãos no Oriente Médio e também na África.

Serviços de telefonia móvel serão suspensos nas cidades, em uma tentativa de despistar atentados de controle remoto. A polícia montou postos de controle extras e impôs restrições à circulação em algumas áreas.

Muçulmanos xiitas totalizam cerca de 20% da população paquistanesa. O restante é, em sua maioria, sunita.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições