7 maneiras de como a liderança da igreja pode ser atacada pela rebelião

Satanás é o autor da rebelião, que é a raiz de todos os pecados. Ele se rebelou contra o governo de Deus e continua atuando através de pessoas que, igualmente, se rebelam contra as autoridades espirituais.

Fonte: Guiame, com informações de Charisma NewsAtualizado: domingo, 5 de abril de 2015 às 17:03
Imagem ilustrativa: pessoa rebelde. (lockerdome)
Imagem ilustrativa: pessoa rebelde. (lockerdome)

 

Satanás é o autor da rebelião, que é a raiz de todos os pecados. Ele se rebelou contra o governo de Deus e continua atuando através de pessoas que, igualmente, se rebelam contra as autoridades espirituais. Esta é a principal forma de deixar as igrejas divididas e até mesmo destruídas. 

A seguir, veja sete maneiras de como Satanás engana as pessoas para dividir ou enfraquecer as igrejas locais, escritas pelo pastor americano Joseph Mattera:

1. Síndrome da Igualdade Espiritual

Arão e Miriã quase lideraram uma rebelião contra Moisés porque também queriam receber as direções de Deus. Eles achavam que Moisés não deveria ser o principal visionário a orientar o povo.

Embora seja verdade que o Espírito de Deus fala a todos os que são filhos de Deus, a orientação para uma igreja não está prometida a ninguém, exceto para seu líder e os que estão abaixo de sua autoridade.

2. Síndrome da Descoberta da Fraqueza do Líder

Cam, filho de Noé, viu a nudez de seu pai enquanto ele estava bêbado. Depois disso, apontou o pai a seus irmãos Sem e Jafé. Como resultado, Cam e seus descendentes foram amaldiçoados por Deus, ainda que o pecado que descobriu de seu pai fosse verdade. Isso mostra que ainda que os líderes não sejam perfeitos, eles foram perdoados e comissionados. O pecado de Noé era errado, mas o pecado de seu filho foi pior porque poderia promover rebelião contra a autoridade.

3. Síndrome da Co-Liderança

Arão e Miriã foram tentados a serem iguais a Moisés no papel de liderança, porque eram mais velhos do que ele, e o julgaram segundo a carne e não pelo chamado de Deus. (A idade não determinante para estar na liderança). Mais de uma pessoa na liderança rapidamente se torna um monstro de duas cabeças. Eu nunca vi o trabalho de liderança dupla durar mais do que alguns anos. É preciso que os líderes principais tenham humildade e obediência ao Senhor para reconhecer os limites da sua liderança e a medida da autoridade. 

4. Síndrome do Super-Espiritual

Alguns pensam que são mais espirituais do que o pastor. Isso geralmente acontece porque tudo o que querem fazer é ‘pular no rio e aproveitar’. Eles querem ensinamentos profundos, adorações longas e apaixonadas, mas não se preocupam com o evangelismo, novas pessoas ou questões práticas de gestão. Eles apenas egoisticamente se preocupam com eles mesmos e querem experimentar o culto de um crente exclusivo todos os domingos. Essas pessoas se escondem atrás de conversas super-espirituais e dizem que são inspiradas pelo Espírito Santo quando falam e dão direção à igreja. Eles sutilmente corrigem o pastor e outros líderes em suas conversas oram de maneira acusadora contra a liderança, mas o principal de sua agenda é governar a igreja e dar uma orientação.

Satanás vem como um anjo de luz através daqueles que se escondem por trás da "espiritualidade" para apontar a igreja contra si mesmos, em vez de se submeter à liderança do Senhor através do pastor e outros líderes que servem com eles.

5. Síndrome da Prioridade Financeira

Da mesma forma que Satanás inspirou Judas Iscariotes a se queixar de que os apóstolos deveriam ter usado seus dinheiros para ajudar os pobres, algumas pessoas criticam a forma como a igreja lida com seu dinheiro, mesmo antes de entender toda a situação financeira. Isso nos mostra mais uma vez que Satanás vem como um anjo de luz e usa razões religiosas para acusar a liderança para as pessoas ignorantes e inocentes. 

6. Síndrome da Visão Individual

A Bíblia adverte que as igrejas tenham unidade absoluta na mente, no coração, na finalidade e na linguagem. Quando alguém tem uma visão ou agenda diferente do pastor, então essa pessoa vai causar divisão, mesmo que não fale mal contra a igreja. Qualquer visão diferente da visão do conjunto da igreja desvia a visão principal, enfraquecendo e dividindo os corações das pessoas para longe de sua missão principal. 

7. Síndrome de Absalão

O filho rebelde de Davi, Absalão, alavancou sua posição de liderança em Israel para roubar o coração das pessoas para longe de seu pai. Qualquer líder secundário que ministra por insegurança tem uma grande necessidade de ser amado. Algumas vezes, orienta as pessoas para longe da visão da igreja e do pastor, outras, apontam para si mesmos. 

 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições